Vuelta 2016: Yates vence escapado em Luintra

Esta foi uma etapa que poucos poderiam prever o que aconteceria no final. Com várias subidas curtas e um ritmo intenso, as equipes tiveram bastante trabalho para controlar o pelotão. Simon Yates, irmão gêmeo de Adam Yates (que foi quarto no Tour de France deste ano e melhor na categoria “jovem talento”) venceu bonito, deixou para trás todos aqueles que tentaram ficar na sua roda e seguiu firme para a maior vitória de sua carreira.

Saiba Tudo sobre a Vuelta aqui!

sptdw4066_670
Hoje tivemos um ritmo intenso desde a largada, na foto, Orica-BikeExchange controlando a etapa (TDW).

 

Darwin Atapuma manteve a camisa de líder sem grandes problemas na etapa, a BMC trouxe Samuel Sanchez para brigar pela geral da volta, e manter a camisa tão cedo na prova pode minar a força dos gregários na terceira semana, isto será um problema para o técnico da BMC nos próximos dias. Amanhã teremos uma nova etapa voltada para os velocistas e sem grandes alterações na CG, e no sábado os ciclistas finalmente chegam nas montanhas, com a dura chegada na La Camperona.

Como a etapa se desenvolveu

A etapa começou forte desde a largada, após a etapa Alberto Contador comentou que isto está se tornando comum no pelotão o fato dos atletas forçarem muito o ritmo na primeira semana dos Gran Tours, e na terceira semana apenas quem soube se poupar irá conseguir bons resultados, vimos isto no Giro e no Tour, e aqui na Vuelta não será diferente.

No pelotão, a BMC controlou boa parte da etapa com auxílio de Orica-BikeExchange, e ao final a Movistar colocou seus gregários para acelerar. A intenção era clara, defender a segunda colocação de Valverde (virtual líder) e não pegar a fuga. Mas ai você me pergunta, não pegar a fuga? Sim, eles não querem a camisa de líder, tanto é que quando ficou claro que Mathias Frank (IAM), que era o último da fuga a ser pego, foi alcançado a Movistar mandou Daniel Moreno ao ataque, mostrando que eles não queriam mais pegar a ponta.

Aquilo pareceu um aviso para a Sky, que tem andado “de roda” todos os dias, e o mínimo que a Movistar poderia ganhar com todo o trabalho que eles estão fazendo é a vitória de etapa. Mas Simon Yates foi junto com Moreno, e acabou deixando para trás e vencendo. O que mostra que nem sempre a estratégia das equipes dá certo, mesmo se for uma Movistar.

sptdw4060_670
O calor exigiu muito dos líderes e de seus gregários na etapa (TDW).

Veja o resumo da etapa:

Confira o vídeo on-board, na visão dos ciclistas:

Confira mais imagens desta etapa (Tim De Waele):

 

Resultados

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*