
Amanhã (12/10) acontece a prova de Contra-Relógio Masculino Elite do Mundial de Ciclismo que está acontecendo em Doha, Qatar.
Em 2015, tivemos um vencedor que surpreendeu, pero no mucho. Vasil Kiryienka não era um dos 3 grandes favoritos para levar o título (eram Tom Dumoulin, Rohan Dennis e Tony Martin), mas considerando a forma como ele chegou ao Mundial, fazendo quarto no crono final da Vuelta (última das 3 grandes Voltas) e também o seu reconhecido motor, não se pode dizer que foi algo tão surpreendente assim.
O restante do pódio, sim, dá pra dizer que foi contra todas as previsões. Malori e Coppel 2º e 3º respectivamente, com Castroviejo ficando com quarto lugar. Os 3 grandes favoritos ficaram em 5º e 6º e 7º, todos terminando a mais de um minuto de Kiryienka.
Resultados de 2015:
O percurso 2016
O percurso do crono individual será o mesmo utilizado para a disputa do crono por equipes que aconteceu no último Domingo (09/10).
Apesar de extremamente plano o circuito é bastante técnico, com curvas de 90 graus e muitas rotatórias. O segredo para um bom tempo é, principalmente, fazer boas tomadas nessas curvas e assim não perder velocidade.
Outro fator que pode ajudar ou não os ciclistas é o vento, costuma ventar forte em Doha.
O vento
O principal fator que poderá mexer na classificação geral de forma a torná-la surpreendente é o vento.
A previsão diz que o vento não será muito forte amanhã durante a prova, mas a velocidade e, principalmente, a direção pode mudar muito rapidamente nesta parte do mundo, o que pode fazer com que favoritos percam segundos importantes.
Essas condições podem mudar tanto para os primeiros, quanto para os últimos, será um problema para alguns e uma ajuda para outros. O fato é que os ciclistas que tiverem a sorte de contar com uma melhor direção e velocidade do vento durante a prova terão óbvia vantagem. Tudo pode acontecer.
Os ciclistas largarão com intervalos de 1’30 entre cada um e, sendo 70 os concorrentes, teremos apenas uma hora e 40 minutos entre o primeiro e o último a largar.
Os horários das largadas podem ser encontrados aqui.
Os favoritos
Será que chegou, finalmente, a vez de Rohan Dennis assumir pela primeira vez a camisa arco-íris? Será que, depois de um ano que nada deu muito certo, Tom Dumoulin vencerá? Ou Tony Martin, pela quarta vez?


Lista de favoritos:
*** Rohan Dennis, Tony Martin, Tom Dumoulin
** Vasil Kiryienka, Jos van Emden, Bob Jungels
* Stefan Küng, Taylor Phinney, Primoz Roglic
Faça um comentário