Sergio Luis Henao vence o campeonato nacional colombiano de estrada

Esta matéria tem o apoio delogo-bici

O ciclista de 29 anos Sergio Luiz Henao (Team Sky) venceu, na cidade de Bogotá, na Colômbia, a prova de estrada do campeonato nacional. Com o resultado, Henao terá o direito de usar por um ano o maillot (Camisa) de campeão colombiano nas provas em que diputar. Será a primeira vez na história que a camisa de campeão colombiano desfilará por uma equipe World Tour. Um alento para o ciclista que caiu junto com Vicenzo Nibali no trecho final da prova de estrada dos Jogos Olímpicos do Rio, no ano passado.

Esteban Chaves (Orica – Scott), que sentiu uma lesão no joelho e Nairo Quintana (Movistar) que pensando em sua preparação para o Giro d’Itália preferiu disputar o Tour de Abu Dhabi, foram as principais ausências, mas, como sempre, grandes nomes do ciclismo mundial estavam na prova, entre eles, Jarlinson Pantano (Trek – Segafredo), Sebastián e Sergio Henao (Team Sky), Dayer Quintana (Movistar Team), Darwin Atapuma (UAE Abu Dhabi) e o campeão de 2016 Edwin Ávila (Team Illuminate).

Henao e Pantano, dois dos grandes favoritos da prova travaram uma linda batalha.

Como sempre o circuito era muito difícil, com muitas subidas curtas e íngremes. O povo colombiano estava na rua, em todo o percurso, um espetáculo.

E não foi fácil, Henao caiu, furou duas vezes pneu, teve problemas com o selim, mas como o mesmo disse no final da prova: “em um momento desanima-se, noutro anima-se”. E foi em um momento de muito ânimo e confiança que ele atacou, na décima quinta das dezesseis voltas do circuito e não foi mais alcançado.

Henao no momento em que atacou o grupo líder com Dayer Quintana que, logo depois, sobrou juntado-se ao grupo perseguidor.
Henao a poucos metros da linha de chegada.

Nos últimos metros as pessoas aplaudiam e quase não se continham nas grades que delimitavam a pista. Henao olhava pra trás e começou a festejar depois de perceber que não seria mais alcançado. Após a linha uma multidão foi em cima do campeão que pedia calma antes de dar um abraço em sua mãe.

Henao venceu depois de 5 horas, 50 minutos e 10 segundos, em segundo ficou Jarlinson Pantano (Trek Segafredo) que foi o vencedor da prova de contra-relógio individual na sexta-feira, e, em terceiro, depois de uma bela disputa nos últimos metros com Atapuma, ficou Oscar Quiroz (GW Shimano).

“Estou muito emocionado, eu sentia que muita gente começou a sofrer com as minhas quedas, mas Deus está sempre comigo e eu sabia que tinha que lutar até o último momento “, disse Henao a uma televisão local no final da prova.

Veja a entrevista:

https://www.youtube.com/watch?v=wBEzqkXlT-A

Henao se preparou muito para esse campeonato tendo, inclusive, ido uma semana antes para treinar e conhecer o circuito. O novo campeão colombiano deve estar na Paris-Nice prova de quatro etapas que acontecerá de 5 e 12 de março.

Resultados

Vídeo da prova

https://www.youtube.com/watch?v=9EQ5yVoWrWg

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*