Volta a Catalunya: Valverde larga Contador e Froome na subida e vence; Brasil continua na prova

Vitória da quinta etapa e liderança geral da Volta. Valverde, no alto de seus 36 anos, está demonstrando estar na melhor forma de sua carreia. Uma exibição que deixa claro que ele é o mais forte ciclista presente na Volta a Catalunya.

A punição de um minuto imposta pelos comissários da UCI no contra-relógio por equipes da segunda etapa parece ter dado ainda mais força para toda equipe Movistar. Nem mesmo Alberto Contador e Chris Froome foram capazes de seguir na roda de Valverde quando este fez seu ataque derradeiro em busca da vitória da etapa. No último quilômetro, enquanto Contador e Froome sofriam na parte final da subida, Valverde parecia ter a mesma força que no começo dela. Ele venceu com 17 segundos de vantagem para Froome que chegou com Contador em sua roda.

A disputa no alto da montanha era muito aguardada, já que na terceira etapa, quando Valverde venceu também com chegada ao alto, a subida não era tão exigente e um grupo de favoritos chegou junto nos metros finais da etapa. Dessa vez a subida final tinha 8 quilômetros de extensão, com 9% de inclinação média e seria a primeira vez que Froome enfrentaria Contador e Valverde no ano.

Com a punição sofrida pela Movistar, era Tejay Van Garderen (BMC) quem liderava a prova e ele foi um dos primeiros a sentir o ritmo imposto por Sky, Trek e Movistar desde o começo da escalada.  Faltando 5 quilômetros para o final ele explodiu. A Movistar imprimia um ritmo alucinante com Ruben Fernandez, logo depois Pantano fez o que pode deixando seu líder Contador muito longe. Mesmo assim, o Pistoleiro tentou abrir dos adversários, mas logo viu que não seria aquele o momento ideal (mal sabia ele que o momento não chegaria). Assim que ele diminuiu o ritmo um impressionante Marc Soler (Movistar), jovem promessa vencedor do Tour de l’Avenir de 2015, colocou na ponta para ajudar seu líder Valverde; Froome, Contador, Yates sobreviviam na roda.

Marc Soler, na ponta do grupo, com a camisa branca de líder entre os jovens (sub 25).

Passado o pórtico de 2 Km, Soler aumentou ainda mais a intensidade das pedaladas fazendo com que primeiro Yates e logo depois Chris Froome começasse a sobrar. Apesar da cortada Froome, como é de costume, não desistiu e logo estava na roda de Contador. Mas, foi Froome encostar que Valverde atacou. Ele saiu forte pela direita enquanto Contador tentava não perdê-lo subindo pelo outro lado da estrada. Valverde subia com tamanha potência que logo Contador foi ficando para trás e acabou sendo alcançado por Froome que vinha girando como louco.

Froome lutando logo depois que Soler aumentou o ritmo.

No final, Valverde venceu com 13 segundos de vantagem, Contador subiu com Froome em sua roda até os metros finais quando o ciclista da Sky partiu para cruzar a linha em segundo lugar na frente do espanhol.

Contador, devido a classificação geral, foi obrigado a manter o ritmo, levando Froome em sua roda até os metros finais.

Soler, apesar do desgaste, resistiu e foi o quarto a cruzar a linda, na frente de Adam Yates o quinto.

Escute o audio da entrevista de Valverde falando sobre a vitória e sobre o jóvem Marc Soler.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/314271505″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

Funvic

A equipe brasileira Funvic/Brasil Pro Cycling tem feito um excelente papel na Volta a Catalunya. Em sua primeira participação em uma Volta com as equipes World Tour a equipe era a detentora do melhor escalador da prova até a etapa de hoje. Apesar da perda da camisa quatro guerreiros continuam na disputa: Murilo Affonso, Jordi Simón, Magno Nazaret e Caio Godoy.

Veja a etapa de hoje no Strava do atleta do brasileiro Magno Nazaret.

O canal Eurosport fez uma matéria bem interessante sobre a equipe brasileira, veja aqui.

Amanhã um dia com chegada descendo, mas com Contador a menos de um minuto da liderança tudo pode acontecer.

Classificação

Vídeo da etapa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*