Colombianos defendem Nairo Quintana

Após definir, junto com a Movistar, fazer Giro da Itália e Tour de France em 2017, a pressão sobre Nairo Quintana atingiu níveis altíssimos. Muitos, principalmente os fãs colombianos, criaram a expectativa de que esse seria o ano de Quintana.

Como dissemos em matéria de janeiro desse ano fazer e vencer Giro/Tour no mesmo ano é uma façanha para um seletíssimo grupo de ciclistas:

Giro/Tour no mesmo ano

Fausto Coppi (1949, 1952)
Jacques Anquetil (1964)
Eddy Merckx (1970, 1972, 1974)
Bernard Hinault (1982, 1985)
Stephen Roche (1987)
Miguel Indurain (1992, 1993)
Marco Pantani (1998)

Leia mais: Giro e Tour, Tour e Vuelta uma façanha para poucos.

Portanto, desde 1998, em uma época completamente diferente da atual, que um ciclista não vence as duas Voltas em um mesmo ano.

É possível?

Possível sempre é, mas muito difícil. Atualmente dois ciclistas tentaram e os dois não tiveram sucesso: Alberto Contador, em 2015 e, esse ano, Nairo Quintana.

Por alguns motivos, principalmente pela idade e resultados recentes, havia uma expectativa muito maior sobre Quintana, mas ele falhou já na disputa do Giro da Itália enquanto Alberto Contador, ao menos, conquistou a prova italiana, falhando, depois, no Tour.

Nairo Quintana durante a décima quinta etapa da Vuelta a Espanha.

Com o segundo lugar no Giro, o peso de uma boa apresentação no Tour, por Nairo Quintana, cresceu e o início já não foi como esperado. Nairo sobrou em alguns momentos, demonstrou e disse em entrevistas que pode ter sido um erro ter feito o Giro antes do Tour.

O fato é que Nairo é um ciclista novo, ele tem 27 anos, e sua equipe ainda tenta entender alguns fatores particulares dele como ciclista e um desses fatores seria se ele faz uma segunda volta de 3 semanas no ano, melhor do que a primeira.

Isso se deu porque, em 2016, ele conseguiu vencer a Vuelta da Espanha, após um terceiro lugar no Tour de France.

Mas, apesar da vitória, como o próprio Diretor técnico da equipe Movistar, Eusebio Unzué, já disse, na Vuelta da Espanha Quintana contou com um fator improvável para vencê-la: o ataque de Contador no primeiro quilômetro da etapa 15 no qual ele foi junto e abriu vantagem para Chris Froome.

Veja como foi a etapa 15 da Vuelta a Espanha 2016: Vuelta a España: Brambilla vence em nova reviravolta.

Então esse ano se comprova que Nairo é um ciclista fora de série, mas, talvez, ainda não tenha alcançado o ápice como ciclista. Froome, por exemplo, venceu seu primeiro dos três Tour’s de France que possui, com 28 anos, em 2013.

Os ciclistas colombianos e também comentaristas das TV’s daquele país, acreditam que, no caso de Nairo (o ciclista colombiano com maior número de bons resultados na história do país), as críticas  atingiram um patamar alto demais, são totalmente descabidas e exageradas.

Falando para um jornal colombiano Jarlinson Pantano (Trek-Segafredo), principal gregário de Alberto Contador no Tour, falou sobre o assunto:

“Eu acho que as pessoas que o criticam Nairo, que criticam Rigo (Rigoberto Urán) e a todos nós são pessoas que não sabem nada de ciclismo, não devem nem saber andar de bicicleta, eles não têm idéia, só assistem pela TV.”

“O que Nairo conquistou é de muito valor, um ciclista que disputou três vezes o Tour de France e esteve no pódio em todas as três, está na disputa desse Tour depois de ser pódio no Giro, não podemos pedir mais de uma pessoa, somos seres humanos. “

Jarlinson Pantano em ação. Foto: Tim De Waele | TDWsport.com

Outro ciclista colombiano que também falou sobre as críticas recebidas por Quintana foi Carlos Betancur (Movistar), que também é vítima de duras críticas:

“Na verdade, eu, mais do que os outros, sei que as críticas fazem parte do povo colombiano. É uma pena para essas pessoas porque nós estamos aqui procurando fazer as coisas da melhor forma possível. “

Veja aqui um programa no qual comentaristas comentam as críticas sobre Nairo Quintana: