Polêmica: Torcida segue apostando no ataque de Mikel Landa nos Alpes

Bettini Photo

Como em toda grande competição, sempre há uma pitada de intrigas, e dentro da equipe Sky segue a questão sobre a real lealdade de Mikel Landa para com Chris Froome. Landa tem se mostrado mais forte que Froome nas montanhas e nada mais natural do que o ciclista espanhol tentar algo mais agressivo nas últimas etapas de montanha deste Tour, que serão nos temidos Alpes.

Landa tem andado muito neste Tour, já mostrou que está no pico de perfomance neste ano, mesmo após ter corrido o Giro d´Itália, no qual ganhou uma etapa e a camisa de montanha, além de ter feito mais 3 pódios. Landa se mostra em grande fase, talvez o escalador mais forte do mundo no momento, capaz de levar o pelotão para a chegada em uma etapa de montanha e ainda ter forças para deixar Chris Froome para trás, como ele fez na etapa 12, vencida por Romain Bardet (Ag2r-LaMondiale).

Veja também: Tour de France: Matthews vence novamente e encosta na camisa verde

Landa foi campeão de montanha do Giro 2017 (TDWSport).

Muitos lembram ainda da ascensão de Chris Froome em 2012, ano em que ele trabalhou para Bradley Wiggins quando este foi campeão, mas Froome mostrou que era muito mais que um gregário e era, até mesmo, mais forte que Wiggins na montanha. Landa tem mostrado o mesmo desempenho que Froome em 2012, mas a pergunta que não quer calar: ele irá respeitar as ordens da equipe e esperar Froome?

Quando entrevistado por um jornal espanhol no começo do ano, a respeito de uma situação parecida que aconteceu no Giro em 2015 (no qual Landa teve de esperar Fabio Aru numa etapa em que Landa iria para a vitória e Aru sairia do pódio, o espanhol teve de parar a bicicleta e esperar Aru. Mais tarde Landa pediu para sair da equipe Astana, numa das maiores provas de injustiça com o ciclista espanhol em sua carreira),  sobre o que Landa faria numa nova situação daquele tipo, e Landa respondeu: eu não esperaria mais!

Veja também: Bardet e Ag2r prometem colocar mais pressão em Chris Froome

Confira: Tour de France: Mollema vence solo e Froome tem etapa difícil

Isso não teve repercursões quando o ciclista, recém-entrado na equipe Sky, e poucos imaginavam que Landa poderia por medo em Froome, nem em seus melhores momentos isso havia sido previsto, mas as performances do espanhol neste Tour tem mostrado mais, Landa está entre os grandes escaladores de sua geração, Froome queira ou não.

A maior “pedra no sapato” de Froome vem de dentro de sua própria equipe (TDWSport).

Com isso, podemos aguardar, ansiosamente as duas etapas de montanha, desta quarta e quinta, nas quais os ciclistas subirão uma das subidas mais longas da Europa, a ascensão ao Telegraph seguido do Galibier, com apenas uma descida de 5km no meio, é um dos momentos mais críticos desta edição do Tour, onde Landa pode mostrar sua força, se ele tiver coragem e ousadia para isso, quem sabe!?