Por que Warren Barguil assinou com Fortuneo-Oscaro?

Entre todas as transferências que estão acontecendo a que mais chamou a atenção foi a do melhor escalador do Tour de France, Warren Barguil, que trocou a excelente Team Sunweb pela equipe pró continental Fortuneo-Oscaro.

Para entender melhor o porque da decisão de Barguil (25 anos), é preciso conhecer um pouco mais o ciclista francês e principalmente ter acesso há algumas entrevistas que nós, aqui do Brasil, vemos pouco.

Veja mais sobre as principais transferências no ciclismo World Tour aqui.

Veja também: Contador vai se aposentar depois da Vuelta a Espanha 2017.

Barguil já disse algumas vezes que gostaria de correr por uma equipe francesa e, em uma entrevista ao canal de televisão Eurosport, durante o Tour de France, disse que ele não gostaria de correr pela Classificação Geral.

“Não quero correr pela geral, ficar firme até os últimos momentos em uma escalada, para limitar os danos nas provas”, disse Barguil.

Para entender porque ele disse isso, basta imaginar como é difícil lidar com a pressão diária quando se está competindo contra os melhores, ainda mais quando se precisa vencer uma super equipe como a Sky.

Barguil quer espaço, quer viver sem ter que ficar o tempo inteiro pensando nos watts que precisa fazer. Ele quer poder atacar e correr como quiser, assim como vimos no Tour de France.
E, para isso, ele não precisa de um equipe forte na montanha, basta ter um ou dois gregários para ajuda-lo.

Warren Barguil durante o que seria sua maior vitória da carreira, na décima oitava etapa do Tour de France 2017, escalando o Izoard e travando uma batalha contra o colombiano Atapuma.

O fato dele querer correr por uma equipe francesa e ser muito ligado à região onde nasceu, a Bretanha, que fica no oeste da França, e onde fica também a sede da equipe Fortuneo-Oscaro também contribuiu muito para a decisão. A ida para a Fortuneo será como um retorno às origens já que em 2011, em seu primeiro ano como profissional, ele foi estagiário na Bretagne-Schuller, nome da Fortuneo na época.

Apesar de causar surpresa, não é a primeira vez que um ciclista que está se destacando muda para uma equipe menor. Aconteceu o mesmo com Mark Cavendish quando ele se juntou à Dimension Data e com Cadel Evans quando se juntou à BMC, as duas equipes, na época, eram também equipes pró continental.

Diferentemente dos dois casos, a Fortuneo-Oscaro não tem a menor chance de passar a ser World Tour, pelo menos no próximo ano. A UCI já estabeleceu as 18 equipes para o ano que vem e nenhuma delas pretende fechar as portas como foi o caso da Tinkoff e da IAM no ano passado. Mas é certo que com Warren Barguil, os convites para participação da Fortuneo-Oscaro nas provas do World Tour, especialmente o Tour de France, estão garantidos.