Era pra ser apenas mais uma festa de casamento, mas na programação estava incluso uma atividade de rafting em rio, suficiente para o ciclista britânico Luke Rowe transformar seu pequeno período de férias da bicicleta em um grande pesadelo. Rowe pulou no rio durante o rafting e acabou fraturando a perna em 20 pontos, foi rapidamente levado ao hospital onde passou por cirurgias ainda no mês de agosto deste ano, após a participação como gregário de Froome no Tour de France.
Veja também: Documentário mostra a inovadora e brutal etapa de 65km do Tour de France 2018
“No início, os médicos não conseguiam fazer uma previsão, estava tudo muito incerto sobre a minha volta ao ciclismo”, disse Rowe no último training camp da Sky, no qual ele passou a semana na fisioterapia ao invés de acompanhar os colegas nos treinos de estrada e MTB. “Rowe tem feito uma recuperação espetacular, em nenhum momento mostrou sinais de fraqueza ou de querer desistir, não é à toa que ele é um atleta de alto nível, o psicológico conta muito”, afirmou o fisioterapeuta da Sky, que formou uma equipe de alto escalão para ajudar o atleta na difícil jornada de volta ao ciclismo.
“Era apenas a festa de casamento do meu irmão, Matt, fizemos a sua despedida de solteiro (stag party) em alto nível, mas não esperávamos ter problemas deste tipo, foi uma pena”, afirmou Luke Rowe que começou a dar as primeiras pedaladas no final de outubro, quase três meses após as cirurgias na perna e muita fisioterapia. A volta do atleta já está marcada, será no Commonwealth Games, que reúne países como Austrália, Nova Zelândia e Grã-Bretanha em provas de pista, estrada e contra-relógio. Rowe é especialista nas clássicas de paralelepípedos, como Tour de Flanders e Paris Roubaix, mas sabe que ali a participação seria demasiadamente precoce. “Tentarei voltar aos poucos, participar dos Commonwealth Games defendendo as cores do País de Gales será incrível e é algo que me motiva muito, então farei isso e buscarei bons resultados na Vuelta 2018”.
Some #MondayMotivation courtesy of @LukeRowe1990…
🎥 Here’s another chance to see an update on his road to recovery pic.twitter.com/46exp58koc
— Team Sky 🚲 (@TeamSky) 13 de novembro de 2017
Desta forma, Rowe se adicionou à lista de ciclistas lesionados em 2017, mas mostra que como a maioria dos ciclistas, ele é movido pela paixão de pedalar e de competir, a força de vontade e a determinação destes atletas é de tirar o chapéu!