A equipe das loterias francesas Française Des Jeux, que agora se chamará Groupama-FDJ, apresentou essa semana o programa de competições de seus dois maiores astros: Thibaut Pinot e Arnaude Demáre. Um fato curioso chamou a atenção: ambos irão competir bem menos nessa temporada, focando os esforços e a energia nos pontos principais. Para Demáre serão as clássicas e o Tour de France, e para Pinot será o double Giro-Tour.
Os franceses são conhecidos por carregar bastante o cronograma de competições de seus atletas e as equipe FDJ e Ag2r-LaMondiale têm recebido várias críticas ao longo das temporadas. Um exemplo claro disso tem sido o fraco desempenho destas equipes na segunda metade da temporada, em todos os anos a novela se repete, com atletas com gripe, alguns lesionados e outros com overtraining. Em 2017, Pinot abandonou o Tour com Gripe e o astro Romain Bardet teve uma terceira semana abaixo das expectativas no Tour, depois praticamente andou na Vuelta a base da sobrevivência, sofrendo muito lá e terminando em 17º na geral. São fatos claros de excesso de sobrecarga nos atletas.
Veja também:
Após retorno triunfal, Valverde quer enfrentar a Sky na montanha
Belga de 23 anos se retira do ciclismo profissional.
Nous sommes fiers de vous dévoiler le nouveau maillot de l’Equipe cycliste Groupama-FDJ pour la saison 2018 ! #EquipeGroupamaFDJ pic.twitter.com/QECOkEaoSV
— Groupe Groupama (@GroupeGroupama) 31 de janeiro de 2018
Thibaut Pinot: menos é mais!
O astro francês Thibaut Pinot disponibilizou para a imprensa o seu cronograma de competições nesta temporada. Ele fará por mais um ano o double Giro-Tour, assim como em 2017. Pinot andou muito no Giro 2017, venceu uma etapa e foi quarto geral na competição que foi muito disputada e vencida pelo holandês “voador” Tom Dumoulin. Todavia, no Tour de France uma gripe forte o tirou da competição na segunda semana.
A perspectiva é que o atleta faça menos competições em 2018 para chegar mais inteiro no Tour de France. “Em 2017 nossos líderes no Tour, Demáre e Pinot, chegaram com 10 dias a mais de competições nas pernas na grande volta francesa, isso gerou um cansaço desnecessário”, afirmou o técnico Marc Madiot.
Veja também:
Ciclistas que se retiraram em 2017
John Degenkolb renasce das cinzas para a temporada de clássicas
Em 2018, com a realização da copa do mundo de futebol, o Tour largará uma semana mais tarde, dando mais tempo para os ciclistas se recuperarem do Giro e chegaram em melhores condições de brigar pela geral e pelas etapas. Confira as corridas de Pinot em 2018:
- Tour du Haut-Var
- Vuelta a Cataluña
- Tour des Alpes
- Giro d´Itália
- Championnat de France
- Tour de France
- Mundial de Estrada – Áustria
Veja os melhores momentos de 2017 de Thibaut Pinot:
Arnaude Demáre: em busca da Paris-Roubaix
Demáre também competirá menos, iniciará a temporada em Portugal, na Volta ao Algarve e depois apenas competirá clássicas. Em junho deve participar da volta da suíça como preparação para o Tour de France e ir com tudo para a grande volta francesa. “Demáre é um ciclista polivalente que já foi campeão mundial sub-23 e já venceu a Milan San Remo, além de etapas do Tour de France, Paris-Nice, etc. Esperamos que em 2018 a sua coleção de grandes vitórias se prolongue, por isso retiramos algumas provas menores que serão foco de ciclistas em desenvolvimento na equipe”, afirmou Madiot.
- 14.02 Volta ao Algarve em Bicicleta
- 24.02 Omloop Het Nieuwsblad Elite
- 25.02 Kuurne-Bruxelles-Kuurne
- 04.03 Paris-Nice
- 17.03 Milano-Sanremo
- 25.03 Gent-Wevelgem in Flanders Fields
- 01.04 Ronde van Vlaanderen – Tour des Flandres
- 08.04 Paris-Roubaix
Veja alguns dos melhores momentos da carreira de Arnaude Demáre: