Caio Godoy (Funvic) está suspenso provisóriamente

Tudo começou com o doping do paraibano Kleber Ramos, também conhecido como Bozó, atleta da equipe brasileira Funvic Soul Cycles & Carrefour, em 2016, quando ele foi notificado pela UCI de seu resultado positivo, pelo uso da substância CERA, em amostra coletada em 31 de Julho de 2016.

Doping: Kleber Ramos é notificado pelo uso de CERA

Depois vieram novos casos, sendo que o último da equipe brasileira foi do atual campeão brasileiro de estrada, Roberto Pinhero da Silva, o Betinho, que apareceu na lista no começo do mês de abril.

E ontem (03/04) apareceu em nova lista, desta vez divulgada antes mesmo da UCI, pelo site da CBC, que Caio Godoy, outro atleta da Funvic, atual bicampeão brasileiro de estrada da categoria Sub 23, foi suspenso provisoriamente.

Fonte: http://www.cbc.esp.br/stjd/editais.html

Esse passa a ser o sétimo caso de doping no qual atletas da equipe brasileira Funvic se envolvem, antes de Betinho, Alex Diniz, Otavio Bulgarelli (inocentado com a abertura da amostra b), Ramiro Rincon Diaz, João Marcelo Pereira Gaspar, Kleber da Silva Ramos e Roberto Pinhero da Silva testaram positivo.

Em entrevista ao site brasileiro Bikemagazine Caio Godoy deu a sua versão dos fatos.

Veja abaixo:

…o ciclista contou que, durante a Volta do Uruguai, em abril, tomou erva-mate com uma garota que conheceu por lá sem saber que a bebida estava misturada com folhas de coca e de maconha. “Na hora eu me senti mal e vi que havia algo errado, eu não sabia, achei que estava tomando somente mate, como é o costume no Uruguai”, disse. “A garota, que não é do meio do ciclismo, não sabia que aquilo poderia me prejudicar…”

“Exatamente no dia seguinte fui chamado para fazer o exame e depois fui avisado de que teste tinha dado positivo por causa das folhas de coca”, completou o ciclista, que diz ter feito três exames anti-doping durante a Volta do Uruguai.

O ciclista fez questão de contar sua história para reiterar que não usou nenhum tipo de substância para aumentar sua performance na corrida. “Estava em um momento bom, ia entrar para a FAB, agora não sei mais o que vou fazer”, lamentou. Pelas regras da UCI, o ciclista, caso condenado, terá de cumprir 4 anos de suspensão.

Pelo histórico da UCI, pouco provável o ciclista conseguir se livrar de uma suspensão com essa versão. É esperar pra ver