Tour de France: Gaviria faz história em abertura tumultuada

O colombiano Fernardo Gaviria (Quick-Step Floors) abriu a contagem de vitórias neste Tour de France, após um trabalho fenomenal de sua equipe, em segundo chegou o campeão do mundo Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) e em terceiro o velocista alemão Marcel Kittel (Katusha).

A Quick-Step Floors, encabeçada por gigantes como Niki Terpstra, Tim De Clercq, Philippe Gilbert e o argentino Maximiliano Richeze (que terminou em 17º), aceleraram forte em meio à região do Vendée, fazendo uma média de 46km/h e no final da etapa o velocímetro dos ciclistas mal baixava dos 50km/h, uma etapa realmente muito rápida.

Assista o Tour online!

Team Sky apresenta seu esquadrão para o Tour de France

Startlist Tour de France 2018

Fernando Gaviria (Quick-Step Floors) wins the opening stage and takes the first yellow jersey at the 2018 Tour de France
Fernando Gaviria (Quick-Step Floors) é o primeiro líder do Tour d France 2018.

Caos!

Com 13km para o final, tudo parecia uma etapa tranquila e que se encaminhava para o sprint, com 3 escapados que não conseguiam sustentar mais a liderança. Mas a “bruxa” estava solta, e a primeira queda importante da etapa tirou Arnaud Demare (FDJ) da disputa da etapa, quando ele caiu com Richie Porte (BMC), Olivier Le Gac (FDJ) e Simon Gerrans (BMC), todos sem gravidade, felizmente. Pouco a frente, Egan Bernal (Sky) caiu sozinho e a “bruxa” continuou trazendo azares com a queda de Chris Froome (Sky), que acabou 51 segundos atrás de Gaviria.
Veja a queda de Froome:

Tudo parecia conspirar a favor da Movistar e outras equipes que traziam seus líderes “na aba” da Quick-Step Floors, que naquele momento acelerava forte o pelotão com Bob Jungels na ponta. Todavia, Nairo Quintana (Movistar) sofreu um furo na roda dianteira, precisando parar imediatamente com 3.2km para o final, talvez o furo mais azarado da carreira do ciclista colombiano, em um raro momento em que ele poderia colocar tempo em Porte, Froome, Yates e cia. Entretanto, Nairo teve de perseguir o pelotão de Froome e terminou a 1:15min.

The Tour de France started in Noirmoutier-En-L'Ïle
O Tour de France largou em Noirmoutier-En-L’Ale, na foto, o holandês Robert Gesink (LottoNL-Jumbo) na ponta.

No sprint final, Fernando Gaviria conseguiu finalizar o grande trabalho de sua equipe e mostrou a todos o porquê de ser a nova sensação do ciclismo. Ele é o primeiro colombiano a liderar o Tour desde Victor Hugo Peña, em 2003, na antiga e famigerada equipe US Postal Service após vitória no contra-relógio por equipes. Além do mais, Gaviria mostrou que veio com tudo pela camisa verde, disputando as chegadas intermediárias e se impondo a frente de Peter Sagan, a briga vai ser boa!

Tour de France opening stage
A bela costa francesa na região do Vendée abriu o Tour de France 2018.

Acompanhe tudo o que acontece no Tour de France aqui.

Resultados