Novo campeão mundial júnior pode ser a nova sensação do ciclismo!

Aos 18 anos de idade, Quinn Simons, natural de Durango no estado do Colorado, nos EUA, venceu o mundial de estrada na categoria júnior. Até ai tudo bem, já que, como diria Greg Lemond: alguém iria vencer! 🙂

Brincadeiras à parte, o que chamou a atenção é a forma como ele venceu a prova e, mais do que isso, o caminho que ele trilhou para chegar até ali, digno de colocá-lo entre as maiores revelações do ciclismo em 2019.

Em 2018, como todos sabem, o ciclismo júnior viu a ascenção meteórica do “gênio” Remco Evenepoel, que venceu o crono e a prova de estrada de maneira avassaladora. No crono ele destruiu seus oponentes e na estrada sofreu uma queda, depois furou pneu, e então ligou seu motor V12 e foi buscando seus oponentes, fazendo sobrar um a um  para vencer escapado.

Image result for Quinn Simmons

Quinn Simons está sendo comparado a Remco pela imprensa europeia. A primeira similaridade é o pouco tempo de esporte, assim como Remco que veio do futebol, Quinn tem apenas 19 meses desde que estreou no ciclismo. Teve passagens pelo MTB, mas foi direcionando seus esforços com mentoria de ninguém menos do que Ned Overed, um dos maiores magos do MTB.

Seu técnico, Roy Knickman, gerente da equipe LUX Cycling team, disse que houve um grande investimento no atleta quando perceberam seu imenso talento. Desde a primeira prova ele teve resultados fantásticos, ele tem vencido provas de maneira impressionante.

Em uma de suas primeiras provas, colocamos ele para embalar nosso velocista, ele pegou a ponta com 1km para o final e o pelotão contava com 20 ciclistas, Simmons acelerou tão forte que todos sobraram e ele acabou vencendo escapado!

Em 2018 ele foi levado para a Europa a convite de seus patrocinadores, entre eles a Specialized, por intermédio de Overed, a qual disponibilizou uma base com outros atletas na Holanda. Simmons foi pódio na Gent-Welvegem em sua primeira prova e top 10 na Paris-Roubaix. Depois começou a vencer provas de menor calibre. Em 2019 venceu a Gent-Welvegem entre várias outras voltas, cronos e clássicas. O mundial foi a cereja do bolo que faltava.

São provas muito difíceis na categoria júnior, vencer qualquer uma delas é um grande feito, mas Simmons tem vencido várias delas, mostrando uma atuação impecável.

Em agosto ele participou da tradicional Leadville 100, prova de MTB de 100 milhas (160 km) que acontece na altitude do estado do Colorado a mais de 3mil metros de altitude. Simmons largou na Elite, aos 18 anos, ao lado de ciclistas do World Tour das equipes EF-Cannondale, Trek-Segafredo, entre outras.

Durante a prova ele teve um pneu furado e teve de andar vários quilômetros no aro antes de conseguir apoio. Em seguida buscou sozinho o pelotão da Elite, tirando mais de 10 minutos de desvantagem. Mas o líder e vencedor da prova já estava escapado. Simmons bateu no sprint Lachlan Morton (EF-Cannondale) e Peter Stetina (Trek-Segafredo) para chegar em segundo lugar. Ano que vem ele promete voltar para vencer!

Simons, após furar e andar com pneu no aro, tirou mais de 10 minutos para encostar no pelotão de Elite e depois bater o sprint pelo segundo lugar contra ciclistas do WorldTour na Leadville 100!

As vitórias impactantes de Simons chamaram a atenção das equipes europeias. Ele recebeu convites, horas depois de sua vitória escapado por 33km no mundial, de equipes como a Bora-Hansgrohe, QuickStep, EF, Sunweb e Trek-Segafredo. Optou por correr pela Trek devido à liberdade para já em 2020 participar de grandes clássicas, ao contrário das oportunidades que teria nas outras equipes que o dariam um “approach” mais gradual.

O fato é que estamos diante de mais um grande nome no esporte. O ciclismo não cansa de nos impressionar!