Tour de France 2020: Análise das etapas e favoritos

Muito se tem comentado sobre a dureza do Tour de France 2020 e, após essa análise, será possível afirmar que realmente se trata de um dos mais difíceis percursos da história. 

Vamos começar pelas 3 primeiras etapas que irão largar e acontecer nos arredores da cidade de Nice e seguimos pelo interior da França até a última e festiva etapa em Paris.

Vale lembrar que, no Tour de France, os primeiros três a cruzarem a linha ganham bônus de tempo de 10, 6 e 4 segundos, respectivamente. Além disso, teremos também bônus de tempo nas subidas ou montanhas marcadas com B nos perfis das etapas, serão 8, 5 e 2 segundos.

Etapa 1 – Colinas

A etapa número 1 largará de Nice e terminará no mesmo local. Sem grandes dificuldades, com apenas duas colinas no percurso de 156 quilômetros, a briga deverá ser grande entre os melhores velocistas do mundo pela vitória e consequente liderança geral e camisa amarela.

Favoritos

Wout van Aert, Peter Sagan, Greg van Avermaet, Alexander Kristoff, Caleb Ewan

Etapa 2 – Montanhas

Essa é uma das grandes surpresas dessa edição do Tour de France. Uma etapa como essa é digna de ser a etapa rainha de muitas voltas de uma semana que temos durante o ano.

Serão mais de 3 mil metros de altimetria já na segunda etapa. Aqui os favoritos a vitória geral do Tour de France 2020 deverão mostrar que estão muito bem. Um ciclista que chegar nessa edição do Tour pensando em ir ganhando forma para a terceira semana, correrá sério risco de não conseguir recuperar o tempo perdido no início.

A segunda etapa é daquelas que costumamos dizer “você não ganhará aqui, mas poderá começar a perder”. Serão duas escaladas duríssimas e um candidato a vitória geral que não estiver bem poderá perder tempo precioso aqui.

Também poderá ser para muitos a última, ou única, oportunidade para vestir a camisa amarela.

Os primeiros três a cruzarem a linha ganham bônus de tempo de 10, 6 e 4 segundos, respectivamente. Além disso, há também bônus de tempo no Col des Quatrre Chemins (montanha marcada com B): serão 8, 5 e 2 segundos.

Favoritos

Wout van Aert, Greg van Avermaet, Julian Alaphilippe, Matej Mohoric, Michal Kwiatkowski, Alexey Lutsenko

Etapa 3 – Colinas

Apesar das colinas no início da etapa a parte final da terceira etapa do Tour de France 2020 será uma ótima oportunidade para os velocistas.

Favoritos

Wout van Aert, Peter Sagan, Alexander Kristoff, Caleb Ewan, Sam Bennett

Etapa 4 – Montanha

A quarta etapa é mais uma que deverá atingir em cheio os ciclistas que estarão disputando a vitória geral. Ela tem toda pinta de termos uma vitória da fuga. É uma etapa sem grandes dificuldades durante todo o percurso, porém teremos a primeira chegada ao alto. A escalada para estação de esqui Orcières-Merlette, local da chegada, tem 7,1 quilômetros com 6,7% de média, não é algo muito difícil, mas promete uma boa briga por alguns segundos.

Favoritos

Thomas De Gendt, Julian Alaphilippe, Primoz Roglic, Daniel Martin, Alejandro Valverde, Felix Grossschartner, Richard Carapaz

Etapa 5 – Plano

Mais uma etapa que deverá ser disputada por velocistas. Um pequena colina a 15 quilômetros da linha não deverá ser capaz de atrapalhar os planos das equipes que estarão trabalhando pela vitória.

Favoritos

Wout van Aert, Peter Sagan, Alexander Kristoff, Caleb Ewan, Sam Bennett

Etapa 6 – Montanha

A sexta etapa do Tour de France 2020 guarda suas grandes dificuldades para os últimos 30 quilômetros onde estarão uma sequencia subidas que poderão causar um grande estrago.

A fuga pode ter êxito aqui, mas a disputa da geral também deve ter movimentações importantes. Apesar de serem 3 subidas na sequencia, poderíamos dizer que é apenas uma, com algumas descidas entre elas. O fato é que, caso um dos favoritos queira fazer algo aqui, ele poderá ter gregários em fuga, tentar seu ataque na parte mais dura do Col de la Lusette e ter ajuda de seus companheiros depois que chegar ao topo. Do final da escalada até a linha são cerca de 13 quilômetros. Será bem interessante.

Vale lembrar que os primeiros que cruzarem o Col de la Lusette levam 8, 5 e 2 segundos, respectivamente, e ao cruzar a linha final mais 10, 6 e 4.  

Favoritos

Miguel Ángel López, Thibaut Pinot, Julian Alaphilippe, Tadej Pogacar, Tiesj Benoot, Primoz Roglic, Egan Bernal, Alejandro Valverde, Michael Woods

Etapa 7 – Plana

A sétima etapa é uma etapa de transição que antecede o final de semana nos Pirineus franceses, os ciclistas enfrentarão 168 quilômetros que parecem mais fáceis do que realmente são. A região região é complicada com muito sobe e desce além de grande possibilidade de ventos. Deverá ser decidida no sprint, mas tudo pode acontecer aqui.

Favoritos

Wout van Aert, Peter Sagan, Alexander Kristoff, Caleb Ewan, Sam Bennett

Etapa 8 – Montanha

Primeira etapa nos Pirineus. O mais interessante nessa etapa são os últimos 50 quilômetros dos 141. Após subir os quase 12 quilômetros a quase 8% do Port de Balès, que é conhecida pelo episódio entre Alberto Contador e Andy Schleck (ver vídeo abaixo), os ciclistas descem e partem pra mais quase 10 quilômetros aos mesmos quase 8% do Col de Peyresoude, que também foi palco de cenas memoráveis como o downhill alucinante de Chris Froome ou a épica batalha entre Rasmussen e Contador na etapa 15 do Tour de 2007.

Depois é descer até a linha. Resumindo: nesses 50 quilômetros finais não haverá plano.

Favoritos

Thibaut Pinot, Julian Alaphilippe, Primoz Roglic, Richard Carapaz, Michael Woods

Etapa 9 – Montanha

Uma etapa perfeita para fugas, já que, no dia seguinte, é o primeiro dia de descanso e, quando isso acontece, muitos daqueles que poderiam estar economizando alguma energia até aqui, podem ser mais agressivos. É uma etapa nos Pirineus franceses, portanto uma etapa bastante difícil, com um final que pode causar danos. Há cerca de 18 km para o final da etapa, embora o perfil não deixe claro, o Col de Marie Blanque é bastante exigente, são quase 8 km de subida com mais de 8% de inclinação, sendo que a segunda metade é muito mais inclinada que o início não baixando de 10%. Ao final da escalada são mais 10 km descendo e 8 no plano até a meta. Lembrando que aqui serão distribuídos pontos no final do Col de Marie Blanque e no final da etapa.

Favoritos

Primoz Roglic, Alejandro Valverde, Matej Mohoric, Alexey Lutsenko, Thomas De Gendt, Michael Woods, Julian Alaphilippe, Daniel Martin, Egan Bernal, Richard Carapaz

Etapa 10 – Plano

Enfim uma etapa plana no Tour de France 2020. Após o primeiro dia de descanso os ciclistas partem para 168,5 Km com um percurso bastante interessante. Eles sairam da Ilha D’Oléron e terminam na Ilha de Ré após uma percurso inicialmente litorâneo, seguindo pelo sul e depois voltando para o término da etapa. Serão lindas paisagens, excelentes para quem está assistindo, já para quem está competindo o grande desafio poderá ser o vento, mas tudo deve ser resolvido em sprint.

Lindas paisagens entre duas ilhas devem marcar a décima etapa do TdF 2020.

Favoritos

Wout van Aert, Peter Sagan, Alexander Kristoff, Caleb Ewan, Sam Bennett, Elia Viviani

Etapa 11 – Plano

Mais uma etapa na qual as equipes interessadas na vitória deveram trabalhar para limitar o tempo da fuga e trazer o pelotão para um sprint.

Favoritos

Wout van Aert, Peter Sagan, Alexander Kristoff, Caleb Ewan, Sam Bennett, Elia Viviani

Etapa 12 – Colinas

Após duas etapas “tranquilas” os organizadores colocaram a maior etapa dessa edição do Tour. Os ciclistas farão um percurso de 218 km indo para o interior da França, com a dificuldade aumentando no decorrer da etapa. A sequencia de duas escaladas na parte final, deverá ser suficiente para que as equipe eliminem os velocistas e a etapa seja decidida entre os homens mais completos do pelotão.

Favoritos

Wout van Aert, Greg van Avermaet, Philipe Gilbert, Matej Mohoric, Julian Alaphilippe, Oliver Naesen, Matteo Trentin, Tiesj Benoot

Etapa 13 – Montanhas

Totalizando 4.400 m de altimetria em montanhas de primeira, segunda e terceira categoria a décima terceira etapa do Tour de France 2020 é uma das mais difíceis e terminará ao alto do vulcão extinto, Puy Mary.

Sua escalada não parece tão difícil, mas é apenas um engano. Juntando ela com a escalada do Col de Neronne a situação será bastante complicada. É importante saber também que tanto o Col de Neronne, quanto o Puy Mary, têm suas partes mais íngrimes após a metade, com muitos trechos com inclinações acima dos 10%.

São 5 km entre as duas montanhas e muita coisa poderá acontecer. Um ataque no Col de Neronne ou no Puy de Mary poderá mexer com a geral do Tour de France restando saber se eles brigarão pela etapa ou somente para colocar tempo um no outro.

Favoritos

Thibaut Pinot, Primoz Roglic, Richard Carapaz, Egan Bernal, Nairo Quintana

Etapa 14 – Colinas

Uma etapa para sprinters e ciclistas especialistas em clássicas, com grande possibilidades de vitória para fuga, para os pretendentes a vitória geral deve ser apenas uma etapa de transição.

Favoritos

Thomas De Gendt, Julian Alaphilippe, Philippe Gilbert, Mads Pedersen, Peter Sagan, Greg Van Avermaet, Jasper Stuyven, Alberto Bettiol, Matej Mohoric

Etapa 15 – Montanhas

A etapa 15 do Tour de France 2020 deverá deixar bem claro quem são os grandes candidatos a vestir a camisa amarela em Paris. São 3 montanhas difíceis nos Alpes franceses nos últimos 80 quilômetros, terminando no Grand Colombier com 17,4 km à 7,4% de média.

A etapa é a exatamente a mesma disputada no início do mês no Tour de l’Ain e que teve Primoz Roglic como vencedor seguido por Egan Bernal e Nairo Quintana.

Veja a etapa completa aqui:

Favoritos

Thibaut Pinot, Primoz Roglic, Romain Bardet, Egan Bernal, Mikel Landa, Tadej Pogacar, Tom Dumoulin, Emanual Buchmann, Daniel Felipe Martínez, Miguel Ángel López, Nairo Quintana

Etapa 16 – Montanhas

Depois do segundo dia de descanso, os ciclistas irão encarar na largada da última semana uma etapa de média montanha nos Alpes. Serão 164 km com alguma dificuldade e com grandes chances da vitória ser da fuga. Tudo vai depender muito de como estará a geral do Tour de France estará até aqui.

O primeiro grande desafio do dia é o Col de Porte, montanha que decidiu o vencedor da segunda etapa do Critérium Dalphiné.  Roglic obteve a vitória nessa etapa, mas no Tour, longe da meta de chegada, ela deverá servir apenas para maltratar as pernas.

A etapa termina com em Villard-de-Lans, em uma subida curta de 2,2 km com 6,5% de média que deverá selecionar caso seja um grupo a disputar a vitória.

Favoritos

Primoz Roglic, Tadej Pogacar, Egan Bernal, Tom Dumoulin, Dan Martin, Alejandro Valverde, Pavel Sivakov, Julian Alaphilippe, Davide Formolo, Richard Carapaz

Etapa 17 – Montanhas

Etapa rainha do Tour de France 2020. Muitos podem se perguntar como pode ser a etapa rainha se serão apenas 2 escaladas e a resposta está na extensão dessas duas montanhas gigantescas na segunda metade da etapa. A primeira, o Col de la Madeleine, possui 17,1 km com mais de 8% de inclinação média e a segunda, o Col de la Loze, terá, no total, 21 km e quase 8% de média. São duas escaladas eternas sendo que os últimos quilômetros até o Col de la Loze são acima de 9%.

Após chegarem na estação de esqui de Méribel, a 1415 m de altitude, os ciclistas conectarão outra estrada que, até pouco tempo atrás, terminava no aeroporto, a aproximadamente 1.800 metros de altitude, mas agora possui mais 6 km de escalada recém pavimentada que possibilita a chegada no Col de la Loze a 2.304 metros de altitude. Insanidade!

Foto: Eva Lindskog.

A etapa é tão dura que deverá tirar a vontade de qualquer tentativa de fuga e aqui deverá acontecer uma verdadeira guerra pela geral.

Favoritos

Thibaut Pinot, Primoz Roglic, Tadej Pogacar, Egan Bernal, Tom Dumoulin, Richard Carapaz, Mikel Landa, Nairo Quintana, Miguel Ángel López

Etapa 18 – Montanhas

Perfeita para fuga, mas, claro, na última semana do Tour e sendo a última etapa de montanha, muitos daqueles que estão em defasagem na geral poderão tentar algo e voltar para a briga. A etapa também é marcada pelo final da principal montanha do dia, o Montee du plateau des Glières, que tem seus últimos 1.800 m em estrada de cascalho.

A última vez que o Tour passou por essa montanha foi em 2018, na etapa 10, com vitória de Julian Alaphilppe, mas diferente de 2018, quando ela foi escalada na primeira metade da etapa, em 2020 ela fica a apenas 20 quilômetros do final.

Veja o trecho de cascalho quando o pelotão passou por ali, em 2018:

Favoritos

Thibaut Pinot, Primoz Roglic, Egan Bernal, Tom Dumoulin, Richard Carapaz

Etapa 19 – Plano

Uma etapa plana que deverá ser decidida entre os velocistas que ainda tiverem pernas depois de tanta montanha. A geral não deverá sofrer alterações já que a etapa antecede o difícil contra relógio que definirá o vencedor do Tour de France.

Favoritos

Wout van Aert, Peter Sagan, Sam Bennett, Caleb Ewan, Elia Viviani, Alexander Kristoff

Etapa 20 – Contra-Relógio

Chegamos ao último dia de disputas no Tour de France. E a decisão ficará para um contra-relógio de 36,2 km que terminará escalando La Planche des Belles Filles.

Aqui ciclistas como Roglic e Dumoulin poderão fazer diferença. O percurso é parecido com o do Campeonato Mundial de Contra Relógio de 2017, disputado em Bergen, e que teve vitória de Tom Dumoulin.

Veja o percurso do Mundial de 2017:

Circuitos parecidos, porém o final, em La Planche des Belles Filles, é mais curto e mais íngrime. Os ciclistas também poderão mudar de bicicletas, escolhendo fazer apenas o primeiro trecho com bicicletas de contra relógio e depois trocar. Veremos…

La Planche des Belles Filles é uma das, se não a subida que mais esteve presente nos últimos anos no Tour de France, porém, nessa edição, ela terá papel ainda mais importante, o de mostrar quem será o campeão do Tour de France 2020.

Favoritos

Tom Dumoulin, Primoz Roglic, Stefan Küng, Nelson Oliveira, Thomas De Gendt

Etapa 21 – Plano

Uma etapa festiva como sempre acontece. A coisa só deverá ficar séria na parte final da etapa para a chegada tradicional na Champs-Élysées, em Paris.

Favoritos

Wout van Aert, Peter Sagan, Sam Bennett, Caleb Ewan, Elia Viviani, Alexander Kristoff