Volta a Catalunya: Alejandro Valverde vence a primeira chegada ao alto

Esta matéria tem o apoio delogo-bici

Após a punição aplicada na equipe Movistar, hoje, na chegada ao alto da terceira etapa da Volta a Catalunya, depois de 188 km, o líder da equipe, Alejandro Valverde, venceu e deixou claro que irá brigar muito pela vitória geral a qual ele conquistou em 2009.

Para vencer hoje foi necessário muita experiência e isso o espanhol tem de sobra. Ele percebeu a aceleração de Dani Martin (Quick Step Floors) foi na roda e nos metros finais, no momento certo, partiu para mais uma vitória. Atrás, um grupo despedaçado pela grande velocidade imprimida pelos favoritos no final da escalada.

Veja como foi a etapa de hoje:

Com o dia repleto de subidas muitos eram os candidatos a pegar alguns pontos pela camisa de montanha. O primeiro a obter pontos foi Thomas De Gendt (Lotto Soudal), seguido por Pascal Ackermann (Bora-Hansgrohe) e Alex Howes (Cannondale-Drapac), logo aos 9 km.

O pelotão vinha compacto até que, com 35 quilômetros a fuga saiu, eram eles: Natnael Berhane (Dimension Data), seguido por Diego Rubio (Caja Rural-Seguros RGA) e Pieter Serry (Quick Step Floors).

Com a Sky puxando o pelotão, a vantagem dos três fugitivos que chegou a cerca de 5 min., começou a diminuir quando eles chegaram no topo da penúltima subida do dia, nesse momento a vantagem era de 4min50seg.

Chegando na última subida da La Molina, Natnael Berhane (Dimension Data) atacou e foi embora sozinho, a vantagem era de 1min25seg., mas ainda restava muita subida pela frente. Atrás o ritmo da Sky era muito forte o que selecionou somente os melhores escaladores. Ben Hermans (BMC), o então líder da classificação geral, foi uma das vítimas que perdem o grupo logo no começo da subida final.

O ritmo se intensificou após ataque de Pieter Weening (Roompot-Nederlandse Loterij) que acabou fazendo o grupo forçar ainda mais e logo o trazendo de volta.

Natnael Berhane (Dimension Data), foi pego pelo grupo dos favoritos faltando 8 quilômetros para o final e foi aí que a guerra pela vitória da etapa começou.

O primeiro a assumir o comando do grupo foi Pantano (Trek), ele foi a frente com Contador em sua roda e acabou selecionando ainda mais o grupo. Mesmo assim, aproveitando-se de uma diminuída no ritmo, Carlos Verona (Orica-Scott) atacou e abriu uma distância considerável.

Com a tentativa de Verona, a Sky novamente assumiu a perseguição e ele logo foi pego. Com menos de 2 km para o final, com a inclinação da subida ficando ainda mais difícil, os favoritos a vitória começaram uma série de ataques, culminando com um ataque de Daniel Martin (Quick Step Floors) a cerca de 300 m da linha de chegada. Valverde, sempre muito bem posicionado, veio em sua roda e partiu para vencer, seguido de Dani Martin e pelo irlandês Adam Yates (Orica Scott).

Daniel Martin (Quick Step Floors) deu tudo o que tinha, mas não deu pra ele.

Adam Yates (Orica Scott) chegou a três segundos do campeão da etapa e junto com ele alguns dos favoritos da gera como Alberto Contador, Romain Bardet, Ilnur Zakarin, Geraint Thomas e Tejay van Garderen (BMC) que assumiu a liderança geral da prova.

Funvic

A má notícia para o Brasil é que quatro dos oito atletas da Funvic/Brasil Pro Cycling abandonaram a prova e não largarão para quarta etapa. A boa notícia é que Murilo Afonso continua na prova defendendo a camisa de montanha.

Veja como está a classificação da disputa pela camisa de melhor escalador da volta:

Resultados gerais

Vídeo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*