Cape Epic: Scott faz dobradinha; Avancini e Fumic ampliam a diferença

Andri Frischknecht of Scott-SRAM Young Guns (2nd left) celebrates winning stage 4 with partner Michiel Van der Heijden as Nino Schurter & Matthias Stirnemann of SCOTT-SRAM MTB Racing finish 2nd during stage 4 of the 2017 Absa Cape Epic Mountain Bike stage race from Elandskloof in Greyton to Oak Valley Wine Estate in Elgin, South Africa on the 23rd March 2017 Photo by Shaun Roy/Cape Epic/SPORTZPICS PLEASE ENSURE THE APPROPRIATE CREDIT IS GIVEN TO THE PHOTOGRAPHER AND SPORTZPICS ALONG WITH THE ABSA CAPE EPIC ace2016
Esta matéria tem o apoio delogo-bici

Os estreantes Andri Frischknecht e Michiel Van der Heijden (SCOTT-SRAM), contando com muita ajuda do campeão do mundo e olímpico, Nino Schurter e do parceiro Matthias Stirnemann (SCOTT-SRAM MTB Racing), venceram a quarta etapa do Cape Epic.

As fotos dessa matéria são uma cortesia do Cape Epic e do SPORTZPICS.
As duas duplas da Scott, descansando e hidratando logo após a chegada.

Andri Frischknecht e Michiel Van der Heijden cruzaram a linha com tempo de 4h10min com Nino e Stirnemann logo atrás deles.

Os líderes gerais da maratona, Manuel Fumic e Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing XC), terminaram em terceiro lugar, a dois minutos e meio dos vencedores. Apesar do tempo na etapa, como eles tinham mais de 4min de diferente no geral para a dupla da Scott, a diferença apenas caiu e é agora de 1min42seg.

Com a vitória a dupla da Scott assumiu a segunda colocação geral já que a dupla da Specialized, Sauser/Kulhavy, chegou em quarto, a mais de 3 minutos dos vencedores.

Grupo dos favoritos durante a quarta etapa.

A quarta etapa do Cape Epic teve 112 km. Foi um dia em que se esperava mais da dupla da Specialized Christoph Sauser e Jaroslav Kulhavy, mas não foi o que aconteceu. Em vez disso, quem deu as cartas durante a prova foi Nino Schurter que conseguiu quebrar o grupo, trazendo junto a outra dupla da Scott dos jovens Frischknecht (Campeão Suíço, sub-23, de XCO de 2015) e Van der Heijden (duas vezes campeão do mundo XCO sub 23 em 2012 e 2014). Nino organizou e fez as duas duplas trabalharem juntas rumo a vitória da etapa.

“Nós não montamos um plano, apenas gostamos de correr.”, disse Schurter. “Hoje tudo funcionou muito bem para nossas duas equipes, foi fantástico. A última grande escalada foi terrível, muito arenosa, mas trabalhamos bem e passamos juntos.”, finalizou Nino Schurter.

O dia começou fresco – um alívio para os pilotos que têm enfrentavam altas temperaturas desde o Prólogo – mas bastou começar a etapa que o ritmo da corrida esquentou. Durante a maior parte do dia o grupo de elite permaneceu junto, até que Hector Paez e Max Knox (Kansai Plascon) atacaram. A dupla parecia forte e três horas depois do início da etapa eles tinham uma vantagem de 45 segundos.

Hector Leonardo Paez  com Fumic atrás durante a etapa.

Tudo começou a mudar na última e arenosa escalada do dia. Ambas as equipes SCOTT conseguiram escalar muito bem, enquanto, mais uma vez, a dupla da Specialized sofreu. “Acordamos esta manhã com a intenção de fazer um movimento e tentar vestir a camisa amarela”, disse Sauser. “Jaro deve ter batido em mais de 1000 pedras hoje e, no final, ele conseguiu bater em uma que rasgou seu pneu na lateral. Injetamos dois cartuchos, mas continuou perdendo ar. Depois mandamos a terceira, mas nos custou muito tempo. Amanhã não será um dia fácil de recuperar tempo, mas ainda temos a grande etapa de sábado “.

Sauser acrescentou que, “A corrida tem sido rápida e muito emocionante, mas para ser honesto eu prefiro ter uma corrida chata e estar na liderança!”

Jaroslav Kulhavy e Christoph Sauser durante a quarta etapa do Cape Epic.

Em contraste, o vencedor Andri Frischknecht, estava emocionado com a etapa: “Nós estamos muito felizes e muito surpresos … Quando olhávamos para essa etapa, colocamos como objetivo principal sobreviver. Esta vitória é incrível, super legal. Andar com Nino e Matthias foi uma grande motivação e quando conseguimos passar a última subida começamos a pensar que poderíamos subir no pódio. Foi horrível (subir a subida), mas conseguimos! “, finalizou.

Apesar de terminar em terceiro lugar na etapa a dupla líder geral, Manual Fumic e Avancini, estavam otimistas: “Nós percebemos que o Nino e o Matthias iriam pra vitória hoje, por isso nós decidimos marcar Susi e Jaro”, disse Fumic.

“Conseguimos fazer isso muito bem durante a maior parte do dia, por isso estamos felizes com o resultado. Nós não estávamos muito preocupados com a Scott, sabíamos que tínhamos uma boa vantagem pra eles. Hoje soubemos manter o ritmo e trabalhar com as vantagens que temos. É um longo caminho até domingo, então hoje foi o dia de não desperdiçar muita energia.”

Quando perguntado por que as equipes de cross-country estão fazendo tão bem o Cape, Fumic respondeu com um sorriso e uma piscadinha: “Bem, nós somos apenas os melhores ciclistas de montanha.”

Manuel Fumic e Henrique Avancini (Cannonade Factory Racing) durante a quarta etapa do Cape Epic.

Resultados da Etapa

Homens
1 – Michiel Van der Heijden / Frischknecht 4:10.00,3
2 – Nino SchurterSwitzerland / Matthias Stirnemann +0,4
3 – Manuel Fumic / Henrique Avancini +2.35,8

Mulheres
1 – Esther Suss / Jennie Stenerhag 5:05.58,2
2 – Mariske Strauss / Annie Last +3.02,5
3 – Sabine Spitz / Robyn de Groot +3.42,3

Master
1 – Cadel Evans / George Hincapie 4:38.28,7
2 – Bart Brentjens / Abraao Azevedo +44,7
3 – Tomi Misser / Ibon Zugasti +2.31,4

Classificação Geral

Homens
1 – Manuel Fumic/Henrique Avancini 15:18.13,5
2 – Nino Schurter/Matthias Stirnemann +1.42,4
3 – Christoph Sauser/Jaroslav Kulhavy+2.15,3

Mulheres
1 – Esther Suss/Jennie Stenerhag 18:19.21,2
2 – Sabine Spitz/Robyn de Groot +12.40,1
3 – Mariske Strauss/Annie Last +27.24,6

Master
1 – Tomi Misser/Ibon Zugasti 17:09.17,7
2 – Bart Brentjens/Abraao Azevedo +3.06,4
3 – Cadel Evans/George Hincapie +9.22,7

Resultados completo no site do Cape Epic.

Veja mais fotos das etapas no site da SPORTZPICS.

Replay da etapa de hoje:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*