Saiba as causas da aparência assustadora das pernas de Paweł Poljański

As redes sociais ficaram assustadas com a aparência das pernas do ciclista da Bora-Hansgrohe, Paweł Poljański e o jornalista David Bradford publicou uma boa explicação a respeito.

A foto foi feita logo após a etapa 16 do Tour de France e mostra as veias grossas surgirem em baixo da pele. Muitas pessoas se perguntaram: Por que elas ficam assim? Isso é saudável?

Para responder a essas perguntas, Bradford conversou com médicos e fisiologistas e a conclusão é de que, na verdade, o estado das pernas do ciclista estava bastante normal. Claro… normal para quem acabou de fazer um grande esforço e, mais ainda, normal para um atleta de nível profissional.

A foto retrata exatamente o que acontece com todos nós depois de exercícios de longa intensidade e duração. A única diferença é que não percebemos porque a maioria de nós tem muito mais gordura corporal do que Poljanski e, principalmente, não possuímos as adaptações atléticas no sistema vascular causadas por anos e anos de treinamento intenso.

Um ciclista profissional como Poljański tem uma vascularização excepcional e muito pouca gordura corporal, provavelmente não mais do que 6% a 8%.

Veja tudo o que aconteceu no Tour de France aqui.

Confira: Rigoberto Uran vive seu melhor momento na carreira

Em outras palavras, o treinamento extenuante realizado por um ciclista profissional aumenta o fornecimento de sangue oxigenado para os músculos e, também, a extração de sangue desoxigenado de volta ao coração e aos pulmões. Isso aumenta o diâmetros das veias e também aumenta significativamente o fluxo de sangue e causa a dilatação de veias e artérias.

Pernas de Paweł Poljański em momento de descanso e após um esforço de mais de 4 horas.

Vale lembrar que, quando tirou a foto, Poljański havia acabado uma etapa de 183 km em condições extremas, chegando a apenas 1min43seg atrás do vencedor, Michael Matthews. Portanto, os músculos das pernas trabalharam a todo o vapor por horas.

Uma segunda questão levantada, e que muitos de nós não sabemos, é que o que causa esse aspecto não é somente a questão da vascularidade, mas, também, a quantidade de sangue que passa pelas veias.

Um atleta extremamente bem treinado tem um volume de sangue muito maior em seu organismo. Também por causa disso, suas veias são simplesmente mais completas e é essa a principal diferença entre as pernas de uma pessoa normal e as de Poljanski.

Para se ter uma ideia desse volume, uma pessoa não treinada tem cerca de cinco litros de sangue, normalmente cerca de 50 a 75 ml por quilo – 5% a 7% da massa corporal. Já um atleta de resistência profissional e de nível mundial pode ter de 2 a 3 litros a mais ou até 150 ml por quilo – 15% da massa corporal.

Poljanski, portanto, segundo esses profissionais, pode ter até duas vezes mais sangue em seu corpo que uma pessoa não treinada como ele.

Então, para entender a foto, basta imaginar o dobro de sangue passando por suas pernas. Elas estariam a ponto de explodir! 🙂