Cape Epic: após discutir com Avancini, Nino e Forster vencem a 1ª etapa.

A primeira dupla da Scott formada pelo campeão do mundo, Nino Schurter, e o campeão europeu, Lars Forster, venceu a primeira etapa da Cape Epic. No feminino a dupla da Specialized, formada por Annika Langvad e Anna van der Breggen foram as mais rápidas.

Depois de um prólogo muito disputado, a Cape Epic está em pleno andamento e os nervos estão a flor da pele.

Hoje, na primeira etapa, foram 111 km e mais de 2.700mt de elevação e assim como o prólogo os resultados finais foram os mesmos, tanto no masculino, quanto no feminino.

Na prova masculina, cada vez mais os atletas do XCO vem se destacando. Hoje, depois de excelente desempenho no prólogo, as 2 primeiras duplas formadas por especialistas da modalidade,  deram uma grande exibição e conquistaram a primeira e segunda colocações, deixando a dupla de especialistas em maratonas, da equipe Bulls Legends, formada por Karl Platt e Alban Lakata, em terceiro.

Schurter e Forster fecharam a 1ª etapa com o tempo de 4h24min04, 2min51seg antes da dupla Manuel Fumic e Henrique Avancini. Karla Platt e Alban Lakata fecharam a primeira etapa depois de 4min09seg dos campões da etapa.

Com os resultados, a classificação geral agora tem Nino e Forster na liderança com 3min33seg de vantagem sobre Fumic e Avancini e 6min14seg sobre a dupla da Specialized, Kulhavy e Gaze, que hoje tomaram mais 4min24seg dos líderes.

Na prova feminina, se não acontecer uma catástrofe, Annika Langvad e Anna Van der Breggen serão as campeãs. Elas parecem não ter adversárias capazes de incomodar. Hoje, elas chegaram 3min07 antes da dupla da Kross-Spur Racing, formada por Ariane Luthi e Maja Wloszczowska. Na geral a diferença entre essas mesmas duplas está em 5min42seg.

Annika Langvad e Anna Van der Breggen pós etapa: fácil, pero no mucho!

Outros resultados

Na categoria Masters, vitória de José Hermida e Joaquim Purito Rodriguez e na Grand Masters o brasileiro Abraão Azevedo, que forma dupla com o holandês Bart Brentjens, também venceu.

Indisposição entre Nino e Avancini promete agitar ainda mais a disputa

Hoje, durante a etapa, aconteceu uma breve discussão que parece ter acirrado os ânimos entre o campeão mundial de maratona, Henrique Avancini, e o campeão do mundo de XCO, Nino Schurter.

A situação começou a se formar quando o grupo líder entrou em um trecho de estradão no qual Nino gostaria de deixar os rivais para trás. Como geralmente acontece, cada um da dupla da Cannondale estava marcando um da Scott e foi aí que a intriga começou.

Nesse trecho, Lars Forster puxou e Fumic o marcou indo em sua roda, mas Schurter preferiu não ir na roda de Fumic, se afastando dos dois, enquanto o brasileiro o marcava. Nesse momento as duplas se inverteram sendo que cada um andava com um adversário. Forster com Fumic em sua roda e Schurter com Avancini em sua roda e entre eles cerca de 10 segundos.

Foi nesse momento que se iniciou a discussão. Nino queria forçar que Avancini fechasse a abertura entre as duplas e os dois trocaram algumas palavras.

Por fim, Fumic acabou deixando a roda de Forster e esperou Avancini. Fumic, Avancini e Schurter se juntaram e logo depois Nino atacou para unir-se a Forster, forçar o ritmo a abrir distância para vencer a etapa.

Pós etapa, Henrique Avancini falou sobre seu descontentamento sem dar muitos detalhes sobre o que aconteceu: “Eu gostaria que as bicicletas tivessem microfones para que as pessoas conhecessem o verdadeiro Nino Schurter. Nino é provavelmente o melhor da história, mas não me assusta. É uma semana longa. Ninguém me assusta nesta corrida. Eu confio nas minhas pernas e confio na minha equipe”.

Manuel Fumic também deu algumas declarações, mas limitou-se a dizer que a “A equipe Scott começou a jogar um jogo que não queríamos entrar”.

As declarações da dupla estão nesse exato momento no youtube: https://youtu.be/7bD9FnjL2kk?t=2535 (42min15seg)

Pouco depois o próprio Nino Schurter falou um pouco a respeito: “Se eles achavam que poderiam ir na roda e aproveitar do nosso trabalho, eles escolheram a equipe errada”.

Veja o que o brasileiro e o suíço escreveram sobre em sua conta no Instagram:

Visualizar esta foto no Instagram.

Another good stage for me and @manuelfumic . We finished 2nd behind the fast Scott duo. Mostly of the stage was really smooth apart from one racing episode I had with Nino. From my point of view a race is raced only with legs when out there. For him, using words as a “mental game” during the race is part of it. We disagree on this point, which is alright. Most important, we BOTH agree that I over reacted on my first interview and was too aggressive with my choice of words, even if I don’t like the way he behaves at times during the race. Even if I don’t approve few things he does (and he also doesn’t like few things I do), I just passed by to talk to him and his team, clear the situation, apologize to him and crack on with the race. I respect him as The Best Ever of this sport and I hope he respects me as a guy that tries really hard to race at this level. . . . Mais uma boa etapa para mim e Manuel Fumic. Terminamos em 2º atrás do dupla da Scott. A maior parte do dia foi realmente suave, exceto um episódio que tive com Nino. Do meu ponto de vista, uma corrida é disputada apenas com as pernas quando estamos na pista. Para ele, usar palavras como um “jogo mental” durante a corrida é parte disso. Nós discordamos nesse ponto, e nada de errado em ter pontos de vista distintos. Nós dois concordamos que embora, da minha perspectiva eu não goste do que ele faz, em minha primeira entrevista fui agressivo com a escolha de minhas palavras. Mesmo que eu não aprove o comportamento dele (e ele também não gosta de algumas coisas que eu faço), eu apenas passei para falar com ele e sua equipe, acalmar a situação, pedir desculpas pra ele e continuar com a corrida. Eu o respeito como o melhor de todos os tempos deste esporte e espero que ele me respeite como um cara que se esforçou muito para competir em alto nível.

Uma publicação compartilhada por Henrique Avancini (@avancinimtb) em

Parece que a guerra de nervos começou cedo e como disse Avancini: “É uma semana longa”!

Vídeo

Assista tudo o que aconteceu na primeira etapa aqui:

Resultados completos

Veja no site do Cape Epic os resultados completos das etapas: https://www.cape-epic.com/riders/the-2019-race/results

Próximas etapas da Absa Cape Epic 2019