Ciclismo e Maconha? Conheça a História de FLOYD LANDIS

Floyd com uma camiseta mostrando a logo do seu empreendimento!

Como um ex-mountain-biker se tornou um dos maiores gregários de Lance Armstrong, venceu um Tour de France, perdeu o título por doping e se tornou o investidor de uma nova equipe de ciclismo através da sua loja de produtos canábicos?

Quem é Floyd Landis?

Floyd Landis é estadunidense nascido no estado da Pensilvania. Landis utilizava a bicicleta em sua infância e juventude principalmente para ir a lugares mais distantes para pescar. Com o passar do tempo, Landis percebeu que poderia ser realmente bom naquilo e começou a participar e ganhar algumas corridas locais.

Seu pai, durante muito tempo, considerava isso inútil e, inclusive, tentou desencorajar o filho preocupado que ele pudesse se meter em confusões com drogas e álcool. Landis, nunca deu muita bola, continuou e, mais tarde, seu pai acabaria virando seu maior fã e entusiasta.

Landis começou sua carreira no mountain-bike por volta do ano de 1993, chegando a ser campeão nacional júnior. Em 99 partiu para o ciclismo de estrada e em 2002 foi chamado para compor o esquadrão da US Postal, sendo um dos principais gregários de Lance Armstrong entre os anos de 2002 a 2004. Sua forma física era tão boa que, após duelar bravamente com Lance em algumas provas, percebeu que tinha potencial para vencer um Tour de France e aceitou o contrato oferecido em 2005 pela equipe Phonak Hearing Systems.

Landis foi fiel escudeiro de Lance de 2002 a 2004. Sendo um dos principais colaboradores para as 7 conquistas.

Em seu primeiro ano pela nova equipe ele foi o nono colocado na geral, mas em 2006 Floyd brilhou vencendo o Tour da Califórnia, a Paris-Nice e o Tour de France, que já não contava com Lance Armstrong, que havia se retirado, pela primeira vez, no ano anterior.

Apesar da nova equipe, o doping sempre esteve presente e, ainda durante a disputa do Tour daquele ano, tudo começou a desmoronar. Após um exame anti-doping feito na décima sétima etapa, ele foi pego com excesso de Testosterona. Ele acabaria “vencendo” o Tour, mas depois de ser julgado foi condenado perdendo o título e levando uma suspensão de 2 anos.

Landis sempre acreditou que podia ganhar um Tour. Foi lá e venceu! (okay que precisou de uma ajudinha….)

Após a suspensão ele voltou para ciclismo em 2009 e competiu até 2011, mas sem mais resultados expressivos.

Em 2010 Landis confessou o doping e acusou o sistema de dopagem da antiga equipe US Postal. Foi aí que começou toda a história contra Lance Armstrong, que culminou na confissão, do mesmo, em 2013.

Durante muito tempo, Landis sofreu com as críticas que recebeu, entrou em depressão e viveu um período obscuro.

FLOYD’S OF LEADSVILLE

Em 2019, Floyd resolveu abrir o seu próprio negócio: Uma Cafeteria, BikeShop e venda de produtos derivados do Canabidiol (substância encontrada na Maconha). O empreendimento é dividido em 3 partes.

Floyd com uma camiseta mostrando a logo do seu empreendimento!

1ª parte: Café – serve-se cafés e alguns pequenos pratos prontos, além, é claro, de todos os produtos da linha a base de Canabidiol.

2ª parte: Loja – dedicada e bicicletas elétricas que são vistas por Landis como a melhor alternativa para melhora do transporte sustentável.

3ª parte: Iniciativa para negociar cânhamo, fibra produzida a partir da Cannabis com os produtores da região.

Para quem deseja conhecer melhor o empreendimento, basta clica AQUI

FLOYD’S PRO CYCLING

Floyd recebeu cerca de 1 milhão de dólares das indenizações pagas por Lance Armstrong. Após os descontos fiscais ele faturou cerca de U$750 mil, valor que resolveu investir em uma Equipe de ciclismo. Após algumas conversas ele se uniu a Canadian Siber Continental Team e surgiu a Floyds Cycling, equipe que hoje tem licença Continental Canadense (espécie de terceira divisão do ciclismo mundial).

Anuncio do uniforme da equipe!

Após sua volta para o mundo da bike houve muita critica, mas Landis sempre foi um apaixonado pelo esporte, se diz arrependido pelo que fez e deseja muito ver novos jovens terem o mesmo prazer que teve competindo.

Jonathan Clarke levando a primeira vitória pro Floyd’s Cyling! No Tour de Taiwan.
Sobre Estagiário 59 Artigos
Menos conhecido por Giovanni Santana, é graduando em Engenharia de Aquicultura (UFPR). Ciclista de fim de semana, entusiasta e corneta em tempo integral.