Mais dois estudos apontam a importância de se usar capacete no ciclismo!

Para quem ainda acha que o capacete é um mero acessório para a prática do ciclismo, saíram mais dois estudos apontando a importância de seu uso no ciclismo.

Em um primeiro estudo, publicado no jornal Brain Injury, foram avaliados 76,032 ciclistas acidentados nos EUA, registrados entre 2002 e 2012 no National Trauma Data Bank. O estudo mostrou que apenas 22% dos ciclistas que tiveram trauma na cabeça ou pescoço, usavam capacete, o restante dos acidentados não utilizavam o item de segurança.

Os autores consideraram a severidade das lesões na avaliação do uso ou desuso do capacete, avaliando o tempo de internação, o número de mortes e o período de recuperação/cuidados intensivos dos ciclistas. Os pesquisadores concluíram que é preciso “aumentar os esforços de implementação no uso do capacete para reduzir os riscos aos ciclistas”.

No segundo estudo, publicado no jornal BMJ Open, foram analisadas bases de dados na Inglaterra referentes a acidentes sofridos por ciclistas naquele país. Foram considerados apenas aqueles acidentes que deram origem a entrada em hospitais, dos quais  6,621 prontuários médicos foram abertos. Do total, 61,2% dos praticantes estavam usando capacete no momento do trauma.

Os pesquisadores associaram o uso do capacete a redução de lesão cerebral traumática grave, redução de morte dentro de 30 dias da lesão, redução necessidade de terapia intensiva e “intervenção neurocirúrgica”.

Image result for helmet adjust cycling

Encontro muitos ciclistas em meus treinos, e nas regiões mais próximas à cidade, a maioria deles não utiliza capacete ou qualquer item de segurança. São ciclistas ocasionais ou trabalhadores que utilizam a bike como meio de transporte ou como uma atividade física esporádica.

Em outros grupos, como aqueles de ciclistas mais experientes, tem diminuído a quantidade de atletas que treinam diariamente sem capacetes. Isso tem reduzido a quantidade de lesões graves decorrentes do esporte, mas ainda não chegamos em uma condição ideal.

Além disso, apesar de muitos ciclistas utilizarem o capacete, o fazem de maneira errada, com ajuste inadequado ou com uma posição bem longe daquela que seria necessária para conferir proteção. Em uma queda com um capacete mal-posicionado, o estrago pode ser fatal.

Image result for helmet adjust cycling

Veja os artigos aqui:

Helmet use and bicycle related trauma injury outcomes

Evaluating the impact of cycle helmet use on severe traumatic brain injury and death in a national cohort of over 11000 pedal cyclists: a retrospective study from the NHS England Trauma Audit and Research Network dataset.