Como dormir melhor antes das competições?

Dizer que o sono é importante para atletas, hoje em dia, é quase como chover no molhado. Todos os dias temos estudos e comprovações que mostram o quanto dormir é importante para qualquer pessoa, ainda mais se for atleta.

São as dificuldades ocasionadas pelos treinos que fazem com que nosso corpo precise de mais descanso, as famosas microlesões. Além delas, a dureza dos treinamentos faz com que o corpo libere o hormônio do stress, o cortisol, que é um importante sinalizador celular para inflamações, que precisam de descanso para cessar.

Além de dormir adequadamente no dia-dia, a véspera das competições é aquele momento para que o corpo recupere dos últimos treinos de polimento/regenerativo e deixe o corpo pronto para a batalha.

Segundo a “Bíblia do Treinamento” de Joe Frie, o relaxamento e a meditação devem fazer parte da rotina do atleta, pois o esporte é uma atividade que visa o futuro e isso, invariavelmente, gera ansiedade. Vamos explorar aqui essa afirmação deste grande coach do ciclismo e do MTB.

Primeiro, relaxamento e meditação são coisas distintas. Além delas, Joe Frie ainda cita a visualização, que irá preparar a mente para que os momentos críticos sejam encarados de forma mais tranquila. Por um lado, tanto o relaxamento quanto a meditação podem ser realizados utilizando técnicas de respiração como nos vídeos abaixo.

A diferença entre as duas é que a meditação é mais profunda e visa um “estado de consciência” que promove um vazio nos pensamentos, é o não-pensar. O relaxamento pode ser feito também de forma ativa, com uma massagem ou auto-massagem, que também irá ajudar na consciência corporal e na recuperação.

15 minutos de meditação guiada:


Meditação Guiada – 10 minutos:

Meditação guiada para silenciar a mente, reduzir a ansiedade e estresse:

Além disso, precisamos salientar que a boa noite de sono na véspera de competições também está ligada com a redução da ansiedade e com a auto-confiança. Participar constantemente de provas e campeonatos pode trazer a sensação de rotina, além de ir mostrando como o corpo está lidando com a carga dos treinamentos e quais estão sendo os resultados. Isso dá um sentido a tudo o que está sendo feito e mostra para o corpo que a competição é apenas mais um dia, mais um passo na busca por bons resultados.

A redução da ansiedade está por trás de boas noites de sono e também pode ser conseguida através da prática de yoga ou outros tipos de atividades que são feitas fora da bike, como atividades coletivas, que trazem outros tipos de estímulos mentais e emocionais. Com elas, os treinamentos na bike ficarão mais leves e as noites de sono mais tranquilas.

Tenham todos bons sonhos e boas competições!