Tour da California anuncia parada nas atividades

Após 14 edições ininterruptas, a maior corrida dos EUA revela que não será realizada em 2020. Ainda não foram dados maiores detalhes, há apenas um breve informe via twitter oficial da corrida, mas fica o triste anúncio de que uma importante corrida do calendário mundial, que lutava com o modelo de negócio do ciclismo, trazendo inovações em transmissão, formato de etapas, entre outras coisas, não resiste e encerra (ao menos temporariamente) as atividades. O último vencedor foi Tadej Pogačar, que brilhou na Vuelta a España deste ano.

O Tour da Califórnia foi criado em 2006, logo após a sequência de vitórias de Lance Armstrong no Tour de France, aproveitando o boom de popularidade do esporte nos EUA. A corrida cresceu em importância e atraía as principais equipes e grandes nomes, ganhou status World Tour em 2017 e teve entre seus vencedores recentes, grandes nomes que brilham hoje no pelotão profissional, como Peter Sagan (2015), Julian Alaphillipe (2016), Egan Bernal (2018) e Tadej Pogačar (2019).

Se o fim é definitivo ou apenas um hiato, o tempo dirá. Mas não é uma notícia animadora para o ciclismo americano (que dava sinais de recuperação pós mundial 2019).