Fim da novela: Sam Bennett fecha por duas temporadas com a Deceuninck-QuickStep

Um dos melhores velocistas da atualidade, o irlandês Sam Bennett, finalmente conseguiu definir por qual equipe ele disputará a próxima temporada. Depois de 5 temporadas na Bora-Hansgrohe, ele fechou com a Deceuninck-QuickStep para 2020 e 2021.

A equipe belga anunciou Sam Bennett depois de uma grande resistência da Bora em liberar o irlandês de 29 anos que venceu 13 corridas em 2019. Segundo a Bora, Sam Bennett havia assinado uma “carta de intenções” para continuar na equipe em 2020. Por outro lado, Patrick Lefevere, gerente da equipe belga, disse que a Bora, apesar da carta, teria oferecido Bennett como parte de um negócio envolvendo a jovem promessa colombiana, de 23 anos, Alvaro Hodeg, que de pronto recusou justificando que “Não estou interessado em negociar gado”.

O caso foi parar na UCI que resolveu o imbróglio e, enfim, Bennett pôde acertar com a equipe de Patrick Lefevere. Sem dúvida alguma o belga fez mais um negócio que promete ser excelente para a Deceuninck-QuickStep.

Bennett iniciou sua carreira profissional na Team NetApp que depois mudou de nome e se tornou Bora. Em 2017, ele conquistou sua primeira vitória no nível World Tour na Paris-Nice, e em 2018 venceu sua primeira etapa em um Grand Tour, no Giro d’Italia. Em 2019 Bennett perdeu seu lugar no Giro da Itália, mesmo estando em grande forma, para Pascal Ackermann. No Tour de France o velocista da equipe foi Peter Sagan e Bennett acabou tendo que se contentar com a disputa da Vuelta a Espanha onde venceu 2 etapas.

Bennett acabou perdendo a vaga na Bora para disputa do Giro da Itália 2019 para o então campeão alemão Pascal Ackermann. A escolha incomodou muito Bennett, mas Ackermann venceu a disputa por pontos da volta o que ele não havia conseguido no ano anterior.

Integrado a Deceuninck-QuickStep para duas temporadas, com a saída do italiano Elia Viviani que fechou por dois anos com a equipe francesa Cofidis que agora será World Tour, Sam Bennett  passará a ser o principal velocista da equipe belga que já conta com os jovens velocistas Fabio Jakobsen e Alvaro Hodeg em seu elenco.

Juntamente com Bennett segue para a Deceuninck-QuickStep, seu companheiro de equipe, o neozelandês Shane Archbold que também fechou por 2 anos.

Archbold é companheiro de equipe e amigo de longa data de Sam Bennet e será fundamental tê-lo ao seu lado já que Fabio Sabatini seguiu com Viviani para Cofidis e o argentino Max Richeze seguiu para a UAE onde se juntará ao colombiano Fernando Gaviria.

Sam Bennett ao vencer a etapa 14 da Vuelta a Espanha. Foto: Dario Beligheri/RB/Cor Vos © 2019

Sam Bennett e Shane Archbold são as últimas contratações feitas pela Deceuninck-QuickStep para 2020. Serão 27 ciclistas na equipe que é a maior vencedora de provas anualmente desde 2013.