Vuelta a Burgos—como a primeira etapa foi vencida:

A temporada do ciclismo world tour recomeçou com a Vuelta a Burgos e a primeira etapa foi recheada de surpresas. Foram 157kms em estradas onduladas com uma escalada ao Alto de Altotero no meio (8,4km à 5,6%) e o final consiste em duas voltas em um circuito de 14km terminando no Alto del Castillo, uma subida de 900m à 6,1% de inclinação e picos de 10%.

A etapa seguia previsível durante os primeiros 100 quilômetros, uma fuga com equipes locais convidadas e o pelotão seguindo numa margem de distância segura, até que faltando 57Kms para o fim, um tombo causou o abandono de Henao (Ineos) e Leemreize (Jumbo). A partir daí, tudo começou a acontecer. Ventos cruzados (echelons) atingiram o grupo e Trek acelerou na frente e quebrou o pelote, deixando Ineos e Jumbo para trás.

Logo, o grupo perseguidor capturou a fuga e o pelotão continuava a buscá-los. Estavam, nesse grupo, Remco Evenepoel, Valverde, Pedersen e outros. Assim que o pelotão estava para capturar o grupo, Evenepoel atacou e fugiu sozinho. Faltavam 35 KMs para o fim e ele chegou a abrir 43” de vantagem para o pelotão sem a ajuda de ninguém.


As equipes, atrás, perceberam que, ou trabalhavam juntas, ou o garoto belga escaparia solo para a vitória e começou uma perseguição infernal até que a vantagem se estabeleceu em 30”.
Faltando apenas 22Km para o fim, Evenepoel parou de acelerar e esperou o grupo capturá-lo. Provavelmente um movimento vindo de ordens superiores, que visam poupar o garoto para momentos futuros da temporada. Mas o ataque de Evenepoel foi uma grande demonstração de força. Mais uma vez, Remco diz “Eu estou aqui, essa é minha Era. Não no futuro, AGORA.”
Um ciclista da equipe Burgos BH ainda lançou um contra-ataque após Evenepoel voltar ao grupo, mas não durou muito. O pelotão reunido entrou então, no circuito final e passaram pela subida da chegada pela primeira vez. Tudo permaneceu igual até o último KM, quando na escalada final, Jasper Stuyven (Trek) lançou um ataque mas não conseguiu abrir, Félix Großschartner contra-atacou, se aproveitou de uma leve descida e uma curva a 90° para abrir mais distância e ninguém foi capaz de buscá-lo. Fecharam o pódio, João Almeida da DQS a 8” e Valverde(Movistar) logo após.

Amanhã, tem mais!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*