Critérium du Dauphiné: quem é quem para o Tour de France

Devido a pandemia que assolou o mundo no primeiro semestre, o calendário do World Tour sofreu várias alterações. E, devido a elas, essa edição do Critérium du Dauphiné tem tudo para ser uma das mais disputadas dos últimos anos.

Já que o Giro d’Itália, esse ano, será disputado depois do Tour de France, a maioria das equipes vão com força máxima para volta francesa, com todos os concorrentes com número de provas nas pernas parecido, o que é um fator que pode ajudar no aumento e equilíbrio das disputas.

Todos os principais candidatos ao título do Tour, que começa no dia 29/08, estarão no Critérium que começa nessa quarta-feira (12), entre os favoritos estão: Alejandro Valverde, Chris Froome, Thomas, Nairo Quintana, Dan Martin, Primoz Roglic, Dumoulin, Angel Lopez, Landa, Pinot, Bardet, Yates, Porte e Alaphilippe. Sem contar Sagan e Kristoff que irão para melhorar a forma, já que não terão chance alguma com tantas montanhas durante os 5 dias de disputa.

Geralmente com duração de oito dias, o Critérium du Dauphiné será disputada em apenas 5, mas dá pra dizer que isso significará menos dificuldade. Todas as etapas dessa edição da prova terminarão em subida.

A primeira etapa será uma prova acidentada, com quase 220 quilômetros de extensão.

Primeira etapa.

A 2ª etapa será mais curta e, potencialmente, explosiva. Com 135 quilômetros, a rota leva a três subidas intermediárias antes de um final duríssimo com a escalada do Col. de Porte: 17,5 quilômetros a 6,2%. A subida final reaparece no Tour de France, mas lá eles escalarão por outra via.

Segunda etapa.

A etapa 3 inclui duas subidas duras. O Col de la Madeleine – que também estará no Tour de France – com 17,1 quilômetros a 8,4%, e, depois, a escalada final que leva a estação de esqui Saint-Martin-de-Belleville, serão mais 14 quilômetros com média de 6%.

Terceira etapa.

Com 153 quilômetros, a 4ª etapa terá “apenas” sete subidas, três delas de 1ª categoria e uma HC (hors catégorie, ou fora de categoria). O ganho de elevação da etapa é de 4.700 metros.

Quarta etapa.

A última etapa é outro teste difícil, com mais oito subidas em 153 quilômetros de prova. A chegada é no mesmo local da quarta etapa, mas por outra estrada.

Quinta etapa.

Vai ser mais uma guerra! Não perca!