Tour de France: Lutsenko vence escapado em dia tático para os favoritos da geral

O campeão do Casaquistão, Alexey Lutsenko (Astana Pro Team), venceu a etapa 6 do Tour de France, em Mont Aigoual, depois de se manter escapado na subida da categoria 1, o Col de la Lusette. Apesar do final exigente, nenhum ataque no grupo dos favoritos aconteceu e eles terminaram juntos em Cévennes.

Com isso, Adam Yates (Mitchelton-Scott) manteve a camisa amarela com 3 segundos de vantagem para Primož Roglič (Jumbo-Visma) e 7 à frente de Tadej Pogačar (UAE), em uma etapa onde a equipe Ineos, que foi quem liderou o grupo na escalada mais exigente do dia, não colocou um ritmo difícil e nem assim houve ataques.

Até aqui, apenas uma etapa que realmente mexeu com a geral – etapa 4, talvez por estarmos apenas no começo do Tour de France e nos aproximando dos primeiros dias realmente difíceis, começando neste fim de semana nos Pirineus.

Kazakh Lutsenko wins Tour de France stage six | Reuters
O cazaque Alexey Lutsenko conquistou mais uma bela vitória de Grand Tour na carreira, para orgulho do chefão da Astana, Alexander Vinoukrov (Getty).

Com isso, os ataques concentraram-se na ponta da prova.

Alexey Lutsenko ganó la sexta etapa del Tour de Francia | Minuto30.com
A fuga do dia: Rémi Cavagna (Deceuninck-QuickStep), Van Avermaet, Herrada, Powless, Edvald Boasson Hagen (NTT), Daniel Oss (Bora-Hansgrohe), Nicolas Roche (Sunweb) e Lutsenko (Astana)

A fuga se entendeu bem até o início da escalada do Col de la Lusette, a 17 km do fim. Mas logo no começo, Lutsenko e Neilson Powless (EF Pro Cycling), deixaram claro que não dariam chances para que fossem neutralizados pelo grupo dos favoritos, atacaram e abriram do grupo dos escapados.

Já na parte mais dura da escalada, quando faltavam cerca de 4 km para o final da montanha, Lutsenko mostou ser o homem mais forte, ele apertou o ritmo, largou o americano e seguiu solo.

Logo depois, o espanhol Jesús Herrada (Cofidis) alcançou e ultrapassou Powless, partindo em busca de Lutsenko. A perseguição não deu resultado, no cume da montanha Herrada estava 30 segundos atrás do ex-campeão mundial sub-23 e a diferença aumentou pra 55 segundos no falso plano de 13 km que levava à linha de chegada em Mont Aigoual.

Powless ainda foi alcançado por Greg Van Avermaet (CCC), no plano em direção à linha, e o campeão olímpico terminou em terceiro lugar na etapa, cruzando a 2’15” de Lutsenko.

Melhores momentos:

“Foi uma etapa que almejamos e estou muito contente por ela ter se concretizado e o trabalho árduo valeu a pena hoje”, disse Lutsenko, que deu crédito ao conselho de seu compatriota e gerente de equipe Alexandre Vinokourov.

Resultados