Tour de France: Lopez abre a ‘caixa de pandora’ com vitória na etapa rainha!

O colombiano Miguel Angel Lopez (Astana) conquistou a etapa 17 do Tour de France no Col de la Loze, escapando de um seleto grupo nas encostas íngremes da subida da estação de esqui de Méribel para celebrar a vitória da etapa e subir para a posição de terceiro lugar na classificação geral.

Lopez abriu a ‘caixa de pandora’ neste Tour, sendo o único ciclista a realmente desafiar Primoz Roglic, que se mostrou sólido e ainda conseguiu colocar tempo em Pogacar (UAE). Se Roglic não tivesse conseguido manter Pogacar distante e permitisse que este ficasse em sua roda na perseguição de Lopez, a camisa de Roglic poderia ter ficado em risco. Grande etapa e grandes emoções neste dia de hoje!

Roglic teve a difícil situação de ter de perseguir Lopez sem deixar Pogacar encostar, um momento épico no ciclismo! Que etapa! (Getty)

Lopez aproveitou de um descuido de Sepp Kuss do Jumbo-Visma, que pareceu não notar que o líder Primož Roglič não estava em sua roda. Enquanto o colombiano se afastava, Roglič esperou cautelosamente até que Kuss olhou para trás e esperou, saltando para a roda do americano e depois escapando do seus únicos rivais restantes: Tadej Pogačar (Emirados Árabes Unidos) e Richie Porte (Trek-Segafredo), que ficaram na perseguição até a linha de chegada!

A subida final era um monstro! Super íngreme e com 23 km de extensão, o que fez com que os ciclistas chegassem “de um em um”, como se diz na gíria do ciclismo.

Roglič não conseguiu alcançar Lopez, terminando a etapa 15 segundos atrás, mas levando o bônus de tempo e outros 15 segundos no melhor jovem talento e segundo colocado Pogačar para estender sua vantagem para 57 segundos um pouco mais confortáveis para o crono de sábado.

Imagem
A fuga do dia: Izagirre, Alaphilippe, Martin, Kamna e Carapaz. Um quinteto poderoso nas montanhas, mas que não foi páreo para o pelotão embalado pela Bahrain-Mclaren e Jumbo-Visma.

“Foi uma loucura de difícil esse final”, disse Roglič. “Os últimos três ou quatro quilômetros foram brutais. Você não fica feliz quando chega ao topo, mas estou muito feliz com isso. Não ganhei, mas por outro lado ganhei um tempo no GC, então foi um dia bastante bom para mim“.

Melhores momentos:

Resultados