Copa do Mundo de Mountain Bike 2023

Depois de uma longa espera e algumas corridas preparatórias tanto na Europa como nas Américas, os melhores pilotos estão prontos para encarar as pistas mais lendárias e desafiadoras do circuito Mundial.

Após anos sob a tutela da RedBull TV, este ano o evento passou para o grupo Discovery/Warner com contrato até 2030. As transmissões serão nos streamings da Discovery+ e Eurosport (GCN+). Algumas provas, como as sub23 poderão ser acompanhadas gratuitamente no Youtube.

Calendário XCO e XCC

As disputas mais populares são as de Cross Country, tanto o Short Track como o Olímpico e este ano teremos 8 etapas.

12 – 14 de Maio – Nove Mesto (Veja no final da matéria os horários das transmissões)
9 – 11 de Junho – Lenzerheide
15 – 18 de Junho – Leogang
30 jun – 02 de Julho – Val di Sole
25 – 27 de Agosto – Andorra
7 – 17 de Setembro – Portes du Soleil
28 set – 02 de Outubro – Snowshoe
06 – 08 de Outubro – Mt. saint Anne

Olho neles

Nino Schurter

O suíço decacampeão mundial vem pra mais uma temporada aos 36 anos de idade. No ano passado ele foi campeão geral da Copa do Mundo, sendo muito regular ao longo da temporada, principalmente no xco, com 1 vitória de etapa, 3x 2º, 2x 3º, 1x 4º, 1x 6º e apenas 1 dnf

Tom Pidcock

Para o britânico campeão europeu e campeão olímpico a temporada já começou faz tempo, visto que competiu no cyclocross e nas classicas de primavera na estrada. Tirando o Nino certamente é o mais técnico e explosivo, sendo a principal ameaça do dono da Arco-Íris

Vlad Dascalu

O romeno vai para sua 3ª temporada na elite e foi a sensação na primeira metade de 2022. Apesar da insistência a primeira vitória na elite em copas do Mundo ainda não veio, vamos ver o que ele apronta este ano, com mais rodagem e experiência.

Martín Vidaurre

O chileno sensação do MTB mundial foi o primeiro sul-americano campeão mundial no Cross Country Olímpico em 2021. Já em 2022 simplesmente pintou e bordou na sub-23 ano passado, vencendo 7 de 8 etapas no XCO e conquistou o bicampeonato mundial.

David Valero Serrano

Bronze nas Olimpíadas de Tokio e Prata no Mundial de 2022. O espanhol é o atual líder do ranking mundial, já veterano, aos 34, vai buscar se manter no topo do mundo. Alcançou sua primeira vitória em Copas do Mundo no ano passado, na etapa de Snowshoe. Esse ano, Valero brigará para se manter no topo do ranking.

Alessandra Keller

A campeã suíça venceu a classificação geral da Copa no Mundo de Cross Country e Short Track em 2022, é o nome a ser batido.

Jolanda Neff

A pentacampeã mundial e atual campeã olímpica é outro forte nome vindo também da Suíça, Jolanda têm uma pilotagem única e agressiva, quer voltar a boa forma e buscar a classificação geral, que já venceu 3x.

Loana Lecomte

A prodígio francesa de 23 anos com uma tocada que deixa as experientes de cabelo em pé. Levou pra casa 2 etapas de XCO e 1 de XCC em 2022, têm muito potencial para brigar até o final pela classificação geral.

Pauline Ferrand-Prevot

Simplesmente a detentora das 3 camisas arco-íris de Mountain Bike (XCC, XCO e Marathon) além da camisa de Gravel. Pauline ainda conta com toda a estrutura do Team Ineos e sua nova Pinarello Dogma XC para arrasar na temporada 2023

Rebeca Mcconel

A australiana ficou em 2ª no Geral da Copa do Mundo em 2022, Rebeca venceu 3 etapas de XCO e 1 no XCC e têm chance de repetir o feito ou até melhorar sua performance.

Brasileiros

Pra primeira etapa o Brasil vai com uma delegação de 11 atletas, lembrando que nas etapas da Copa do Mundo eles representam seus times e não a seleção, tendo representantes nas 4 categorias.

Elite Masculino: Henrique Avancini e Ulan Galinski, Zé Gabriel e Luiz Cocuzzi
Elite Feminino: Raiza Goulão, Karen Olimpio e Hercília Najara
U23 Masculino: Gustavo Xavier, Alex Malacarne e Cainã
U23 Feminino: Giugiu Morgen

Horários da primeira etapa em Nové Mesto

Sexta-Feira

XCC Fem: 12h45

XCC Mas: 13h40

Sábado

XCO Sub23 Fem: 11h45

XCO Sub23 Masc: 9h45

Domingo

XCO Fem: 6h00

XCO Masc: 9h30