STEFANO BARBERI, Um brasileiro que se aventura no mundo profissional do Gravel

A poucas horas da largada da prova mais importante do calendário Gravel, a Unbound, conversei um pouco com Stefano Barberi, um brasileiro, que se mudou cedo para o EUA, buscou a vida como ciclista passando pro Mountain Bike, Estrada e hoje em dia ganha a vida no Gravel.

Stefano já pedalava no Brasil desde muito novo com cerca de 7 anos onde já disputava algumas corridas com seus amigos. Mudou-se muito cedo para os Estados Unidos, com cerca de 12 anos, e logo deu suas primeiras pedaladas por lá, inclusive em competições. O tempo passou e o espírito competitivo se manteve, se tornando campeão do campeonato nacional de Road e Criterium (prova em circuitos curtos, muito comum no EUA), 2x campeão junior de MTB na Florida, 2º lugar no nacional de Criterium Sub-23, entre outros resultados.

Stefano na sua estreia como ciclista profissional no time Tiaa-Cref, em 2005

Entre 2005 e 2017 foi profissional no ciclismo de estrada participando, entre outros, de equipes comandadas por Jonathan Vaughters (atual Chefão da equipe EF-EDUCATION) e Frankie Andreu.

Mas de 2017 em diante, ele vislumbrou no Gravel e no MTB local, uma nova oportunidade como atleta. Um dos fatores que levaram ele a tomar essa decisão foi a rotina de repetição das mesmas provas do calendário local.

Esse será seu segundo ano na Unbound Gravel e tem como apoiadores as seguintes empresas:

Orbea Bikes
Kenda Tires
The Black Bibs and Starlight clothing and Apparel
Kask Helmets
Koo Eyewear
Xpedo Pedals
Flow Formulas Nutricao
Fizik

Aqui você pode conferir um pouco do setup que será utilizado na prova!

Stefano reforçou a ideia que passamos AQUI de que a Unbound é como uma Final de Copa do Mundo ou o Tour de France do Gravel. Após a prova receberemos um boletim sobre como foi o desempenho.

Acompanhem ele também pelo INSTAGRAM