TOP 10 – Casais Ciclistas!

O Amor está no ar!

Dia 12 de junho, que é quando nós, brasileiros, celebramos o dia dos Namorados. Diferente da tradição de São Valentin, celebrada pelos países anglo-saxões, em virtude da morte do Santo que se tornou mártir das causas românticas, aqui no Brasil a data foi estipulada em 1948 por João Dória por razões simplesmente comerciais.

Quem nunca se imaginou pedalando com seu par romântico, seja um passeio na beira-mar ou em um treino intervalado subindo e descendo serras. Pra nós, meros mortais isso já parece ser utopia, agora imaginem ambos serem atletas de alto-rendimento? Será que há rivalidade, um tentando largar o outro ou a parceria prevalece?

Vamos ver 10 casais que tornam real essa imaginação!

Lars van den Broek e Chantal van den Broek-Blaak

Lars não é um ciclista propriamente dito, mas está envolvido com o esporte diretamente, ele é empresário e agente de ciclistas numa empresa chamada Koers is Koers além de ser dono da empresa 36Cycling, que fornece roupas de ciclismo personalizadas.

Chantal é profissional desde os 19 anos, com início em algumas equipes holandesas, passando pela Specialized-Lululemon onde venceu sua primeira prova de nível WWT, em 2015 ingressou o time Boels-Dolmans onde obteve a maior parte de seus títulos, como Gent-Wevelgem, Amstel Gold Race, Tour de Flandres, Omloop e o título no Mundial de Estrada 2017. Desde 2021 integra a esquadra da SDWorx, onde venceu a Strade Bianchi 2021.

Vincent e Audrey Ragot

O casal francês onde o destaque vai todo para Audrey. Já que Vincent correu mais de forma amadora ou semipro e depois virou mecânico na B&B Hotels.

Audrey é um expoente do ciclismo francês, sendo bicampeã francesa de ciclismo de estrada e hexacampeã de contra-relógio. Ganhou também 2x a Classificação Geral do Tour de Bretagne.

Eles estão juntos desde 2014.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Audrey Cordon-Ragot 🇫🇷🍀 (@cordonragot)

Stijn de Boeck e Mieke Dockx

Stijn é belga e tem 29 anos, já passou por algumas equipes continentais, mas hoje vive apenas como atleta amador de elite e representante de máquinas de serrar junto com seu irmão Bruno. Mieke é profissional desde 2017, hoje está no time feminino da Lotto-Dstny, não possui nenhuma vitória como profissional, mas ganhou bastante notoriedade por ser bem “blogueirinha” e ter uma boa exposição midiática.

Lars e Lucy van der Har

Bicampeão sub-23 de Cyclocross, bicampeão europeu elite, 8 vitórias em etapas de Copa do Mundo de Cyclocross e 36 vitórias no total, na modalide, em um mundo com Wout van Aert, Tom Pidcock e Mathieu van der Poel é um currículo invejável, bem diferente de seu desempenho na estrada.

Já Lucy, campeã mundial e europeia junior na prova de estrada, foi profissional desde 2012 até 2020, quando encerrou a carreira com 4 vitórias na categoria máxima do esporte. 

Lucy e Lars estão casados desde 2019, mas já têm registros juntos em 2012, como essa foto de ambos com a camisa arco-íris. Esse relacionamento levou eles a terem uma filha em 2022, chamada Sofia Femke.

Roy Jans e Ceylin Alvarado

Roy foi profissional de 2012 a 2021, chegou a ser colega de equipe de Mathieu van der Poel na Corendon e na Alpecin-Fenix, mas suas vitórias são bem regionais e nada muito expressivo. 

Ceylin é uma ciclista muito versátil e seu maior destaque foi no Cyclocross, já sendo campeã mundial em 2020 com apenas 22 anos. Pela modalidade ela já acumula 33 vitórias, Ceylin integra o time da Alpecin-Fênix e têm participado também de provas em estrada e mountain bike.

O casal está junto desde 2020

Elena Cechinni e Elia viviani

Juntos desde 2012, este é um casal de garbo e elegância, no quesito ciclismo. Elia, na pista, tem ouro olimpíco no Omnium em 2016 e bicampeão mundial na Eliminação, enquanto na estrada ele soma vitórias em todos os Grand Tour (1x Tour de France, 5x Giro d’Italia e 3x Vuelta a España). Elena tem 12 vitórias como profissional na estrada, inclusive 3 títulos nacionais de estrada e 2 vezes no contra-relógio.

Elena e Elia por vezes saem treinar juntos, mas disseram que no meio do treino se separam para cada um seguir a sua planilha e não atrapalhar o outro. Gostam de passar as férias em locais quentes como Maldivas, México e Brasil. Ambos ainda têm como objetivo ir para as Olimpíadas de Paris e após o evento, talvez parar a carreira e focar na família.

Laura e Jason Kenny

Esse é um casal que que até hoje confunde alguns fãs e comentaristas, porque Laura era conhecida por seu sobrenome de solteira, o Trott, substituído pelo nome da família do marido após a união em 2016.

Laura é multicampeã olímpica no ciclismo de pista com 5 medalhas de ouro (Omnium e Perseguição por Equipes em 2012 e 2016 e Madison em 2020) além de 7 títulos mundiais.

Jason Kenny, carrega o título de Sir da Coroa Britânica e ostenta o recorde de britânico com o maior número de medalhas olímpicas (9) e maior número de ouros olímpicos (7) (Sprint por Equipes 2008, 2012 e 2016; Keirin 2016 e 2020; Sprint Individual 2012 e 2016).

Em 2017 o casal lançou um livro chamado Inside the Track, onde ambos contam um pouco mais sobre o relacionamento e a vida de ciclismo, sobre as preparações para a olimpíada de 2016, os altos e baixos da vida de atleta e como ambos se mantém motivados. Quem sabe algum dia não trazemos uma resenha por aqui ?

Mikel Bjerg e Emma Norsgaard

O Casal WorldTour se conheceu por meio do irmão de Emma, Mathias, que também é ciclista profissional e foi colega de Mikkel na seleção dinamarquesa, onde se tornaram muito amigos. Ficaram noivos em 2018 e casaram-se em 2021.

Emma têm 4 títulos nacionais (2x Contra-Relógio e 2x Estrada), etapa no Giro Donne e vitória na Le Samym, ela integra o time da Movistar desde 2021. Já Mikkel é tricampeão mundial de Contra-Relógio sub-23, e está no UAE Team Emirates desde 2020.

Urska e Pogacar

Bicampeão do Tour de France, com 9 vitórias em etapa, 4 vitórias em monumentos (2x Lombardia, 1x Tour de Flandres e 1x Liège-Bastogne-Liège), Paris-Nice, Tirreno-Adriático e muitas outras. 

Enquanto Urska por sua vez, iniciou tarde no ciclismo, mas teve apoio de sua mãe. Em 2021 entrou no time BikeExchange (hoje Jayco Alula). 

Tadej é muito presente na carreira de Urska, ambos são sempre vistos treinando juntos, e sempre que há um tempinho, ele vai prestigiar a amada nas corridas, como em 2022 que logo após participar do Tour de France ele continuou na França pra assistir a Tour de France Femmes, dando muito apoio e algumas dicas pra Urska. Eles se conheceram em 2017, num training camp em Ljubljana, capital da eslovênia e estão juntos desde então. Tadej comentou também que é ela quem troca pneus furados, e que essa é uma das vantagens de quem já venceu 2x a camisa amarela.

Pauline e van Baarle

Dylan van Baarle, neerlandês de 31 anos, compete desde 2009, iniciou sua jornada no ciclismo nas equipes de desenvolvimento da Rabobank em 2011, passou com Cannondale/Garmin, Sky/Ineos e hoje é um nome de confiança da Jumbo-Visma. Vice-Campeão Mundial de Estrada e no Tour de Flandres, já venceu Paris-Roubaix, Omloop e outras clássicas, além do Nacional de Contra-Relógio.

Pauline é aquela que acumula camisas arco-íris em casa! Foram 2 nas categorias Junior (MTB XCO e Road), e 13 na categoria elite (MTB: Team Relay 3x, XCO 4x, XCC 1, Marathon 2x; Cyclocross 1x; Gravel 1x; Estrada 1x). Além de 9 títulos nacionais (3x Cyclocross; 4x XCO; 1x Estrada) e 2x Europeu de MTB XCO.

O casal se assumiu no Valentine’s Day de 2023, por meio do instagram de ambos. Pauline com declarações de como é bom estar ao lado de alguém que lhe faz bem e que lhe trouxe novamente a confiança no amor. Desde então os dois sempre postam fotos juntos, como por exemplo, dela cuidando dele após a queda em Paris-Roubaix.