Van der Poel e a tentativa de unificar títulos mundiais de MTB XCO e Estrada

O ciclista multidisciplinar Mathieu van der Poel está prestes a aprontar mais uma após um começo fantástico em 2023 e mira vencer o título mundial de Estrada e de Mountain Bike XCO.

Desde meados de fevereiro de 2022 que se anunciou um Mega Mundial de Ciclismo para o ano de 2023, em Glasgow na Escócia. Esse evento irá reunir 13 disciplinas do ciclismo, distribuindo 190 camisas Arco-íris em 11 dias. Unir tudo isso é ótimo para os fãs de ciclismo, mas talvez não tão bom para ciclistas que se desdobram em mais de uma disciplina, como é o caso de Mathieu.

De lá pra cá ficou-se um burburinho sobre a participação ou não do atleta no Mundial de MTB XCO, já que depois das Olimpíadas de Tokyo seu maior foco é o ciclismo de estrada. E com a prova de estrada sendo dia 6 de agosto e a de Mountain Bike no dia 12, esse curto intervalo poderia dificultar a participação.

Mesmo com diferença de apenas 6 dias entre as duas corridas. Mathieu van der Poel tentará unificar os títulos mundiais de Estrada e XCO ao título de Cyclocross vencido no início do ano!

Mas não foi isso que aconteceu, essa semana Mathieu confirmou a participação nos 2 eventos, porém contou que não fará preparação específica para o MTB. Porém, muito mais que a vitória na modalidade, ele também busca melhorar a classificação dos Países Baixos para conquistar uma vaga olimpíca. Visto que são apenas 36 vagas e os 8 melhores países possuem 2 vagas cada e os Países Baixos ocupam apenas a 31ª colocação no ranking.

Mathieu disputando as Olimpíadas de Tokyo antes do tombo que o tirou da disputa.

“Não vai ser fácil chegar lá e também é muito arriscado ir para o Mundial sem nenhum treino específico. Mas se eu quero uma vaga para Paris, preciso começar de algum lugar” disse Mathieu

Van der Poel que em 2023 já conquistou o seu 5º Mundial de Cyclocross, venceu também as monumentos Milan-Sanremo e Paris-Roubaix, após isso se resguardou e focou em uma preparação total para a segunda parte do seu calendário que contempla uma clássica belga seguida do Baloise Tour of Belgium, Tour de France e Mundiais.

Mathieu vencendo o 5º título mundial de Cyclocross, contra o eterno rival Wout van Aert

Tour de France

Mathieu iniciará, no dia 1 de julho, o seu terceiro Tour de France mas, apesar de uma boa exibição em 2021, com vitória de etapa e manutenção da camisa amarela por alguns dias, em ambas edições Mathieu abandonou a Grande Boucle de forma precoce. Este ano promete ser diferente.

“Quero fazer um bom Tour como o Giro do ano passado. Não acho que faça sentido gastar muita energia durante o Tour, mas com certeza também não vou me segurar muito.” finalizou.

A vitória na 2ªetapa do Tour de France 2021, que permitiu Mathieu levar a amarela até a etapa 7.

Veja o startlist da edição número 110 da volta francesa aqui!