Greg Van Avermaet diz que Sagan é o novo Eddy Merckx

Esta matéria tem o apoio delogo-bici

Em matéria publicada pelo portal espanhol Ciclo 21, Greg Van Avermaet afirma que, para ele, Peter Sagan é o novo Eddy Marckx do ciclismo.

Na matéria GVA, que é um dos principais adversários de Peter Sagan, conclui que o atual bi campeão mundial está um passo a frente de todos os outros adversários.

Ficha de Eddy Merckx, o melhor ciclista de todos os tempos. Fonte: http://www.procyclingstats.com/rider.php?id=168507

As afirmações de GVA vão de encontro ao grande ano de 2016 que teve o bi-campeão do mundo. Pode-se dizer, inclusive, que foi o ano em que ele realmente explodiu, obtendo, nada mais, nada menos que 18 vitórias, entre elas o Tour de Flanders, a Gent – Wevelgem, 4 disputas de camisa por pontos (Tirreno-Adriatico, Amgen Tour of California, Tour de France e Eneco Tour) e o campeonato mundial pela segunda vez consecutiva.

Apesar da excelente temporada, 2016 não foi seu melhor ano. Em 2013 ele venceu 22 vezes, porém os resultados estão longe de serem tão expressivos como os de 2016.

Ficha de Peter Sagan. Fonte: http://www.procyclingstats.com/rider/Peter_Sagan

E se 2016 foi espetacular, Peter Sagan iniciou 2017 ainda mais arrasador. Se até o dia de hoje, 16 de março, em 2016, ele havia conquistado “somente” a camisa verde do Tirreno (porém sem ganhar uma etapa sequer), em 2017, até a presente data, ele venceu 3 etapas e conquistou, mais uma vez, a camisa verde do Tirreno.

Para se ter uma ideia melhor do nível atual do aproveitamento de Peter Sagan basta dizer que, nos 16 dias em que ele largou para uma etapa ou prova de um dia esse ano, ele venceu três, fez cinco segundos e um terceiro. Isto é, o bi campeão do mundo subiu ao pódio, entre os 3 primeiros, em 50% dos dias em que largou!

Peter Sagan comemorando a vitória da clássica Kuurne-Bruxelles-Kuurne 2017.

Outro ciclistas que o portal Ciclo 21 conversou a respeito foi Tom Boonen. Segundo Boonen está claro que Sagan é o mais forte, porém ele não tem a equipe mais forte. Por conta disso, a primeira intenção de todas as equipes para as clássicas da primavera que começam no sábado com a Milan – San Remo, é isolá-lo e depois tentar vence-lo, o que tem se mostrado cada vez mais difícil de se fazer como ilustram os números acima.

Será cedo para comparar Sagan com o maior de todos os tempos? O que sabemos é que, se os números continuarem sendo como os atuais, Sagan beira a perfeição e está escrevendo seu nome na história do ciclismo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*