Milan-San Remo a primeira clássica monumento é amanhã!

Amanhã termos a primeira clássica monumento do calendário, a Milan-San Remo, também conhecida como a clássica da primavera ou La Classicissima.

As clássicas monumento são provas de um dia com quilometragem maior do que 200 km, cada uma com suas particularidades (frio, lama, pedras, subidas curtas e íngremes) e que acontecem em países que tem verdadeira devoção pelo ciclismo, como Bélgica, França e Itália. O nome “monumento” é dado a essas clássicas devido a sua história e grande prestígio. Essas provas tiveram pouca alteração de percurso ao longo dos anos e são reverenciados pelos moradores das regiões por onde passam.

São 5 as clássicas monumento:

Milan-São Remo: Disputada na Itália, a primeira edição da prova aconteceu em 1907. É a mais longa clássica do mundo com quilometragem em torno de 290Km. Até hoje foram disputadas 107 edições, o primeiro vencedor foi o francês Lucien Petit Breton. Saiba mais sobre a prova: http://www.milanosanremo.it/

Tour de Flandres (De Ronde van Vlaanderen): Disputada na Bélgica, a primeira edição aconteceu em 1913. É conhecida pelas suas subidas duras e curtas (chamados muros). Até hoje foram disputadas 100 edições, o primeiro vencedor foi o belga Paul Deman. Saiba mais sobre a prova: http://www.flandersclassics.be/nl

Paris-Roubaix: Disputada na França, a primeira edição ocorreu em 1896. É conhecida pelos trechos de paralelepípedos. Até hoje foram disputadas 114 edições, o primeiro vencedor foi o alemão Josef Fischer. Saiba mais sobre a prova: http://www.letour.fr/paris-roubaix/

Liège-Bastogne-Liège: Disputada na Bélgica, é a mais antiga das clássicas monumentos, sua primeira edição foi em 1892 e até hoje tivemos 102 edições. O primeiro vencedor foi o belga Léon Houa. Saiba mais sobre a prova: http://www.letour.fr/liege-bastogne-liege-femmes/

Giro da Lombardia (Giro di Lombardia): Disputada na Itália, a primeira edição foi em 1905. Foram disputadas, até hoje, 110 edições. O primeiro vencedor foi o italiano Giovanni Gerbi. Saiba mais sobre a prova: http://www.ilombardia.it/

Na lista oficial de participantes da Milan-San Remo 2017 (você pode verificar a lista aqui) temos como favoritos:

*** John Degenkolb, Arnaud Démare, Michal Kwiatkowski, Peter Sagan, Fernando Gaviria
** Alexander Kristoff, Ben Swift, Mark Cavendish, Caleb Ewan, Greg Van Avermaet, Michael Matthews
* Edvald Boasson Hagen, Elia Viviani, Nacer Bouhanni, Sam Bennett, Sonny Colbrelli

O único brasileiro que poderia disputar a prova, Rafael Andriato, não estará presente, mas temos alguns sulamericanos, todos colombianos, que alinharão amanhã para os 291 quilômetros da prova, são eles:

• Carlos Betancur (Movistar Team);
• Fernando Gaviria (Quick-Step Floors), um dos favoritos a vencer a prova; e
Daniel Felipe Martinez (Wilier Triestina), companheiro de equipe do brasileiro Rafael Andriato.

Altimetria da prova.

A Milan San-Remo é definida, na maioria das vezes, nos 6 quilômetros finais, após a subida do Poggio, a pouco mais de 5 km da meta.

A última vez que um grupo chegou destacado foi em 2013, quando o tempo acabou sendo protagonista da prova e os organizadores tiveram que, inclusive, mudar o percurso, deixando de fora algumas subidas e encurtando o trajeto em 46 Km. Além disso, nessa edição, algo bizarro aconteceu, os ciclistas tiveram que fazer um trecho da prova dentro dos ônibus das equipes até um ponto pré-determinado onde foi feita a re-largada debaixo de muita chuva.

Muitos ciclistas, incluindo o favorito da prova Tom Boonen, decidiram abandonar a prova e somente 63 ciclistas dos mais de 200 que largaram terminaram a prova.

Ciclistas durante a Milan – San Remo 2013.

Entre os que terminaram, a prova começou a se decidir na Cipressa, subida que antecede o Poggio, houve vários ataques entre os grandes favoritos, mas sempre capturados pelo pelotão, somente na descida do Poggio um grupo com Sagan, Cancellara, Sylvain Chavanel, Ian Stannard, Luca Paolini e Gerald Ciolek se destacou, abriu vantagem sobre o pelotão e decidiu a vitória dessa edição no sprint, com vitória do alemão Ciolek que corria pela equipe sulafricana MTN – Qhubeka.

Gerald Ciolek, hoje com 30 anos, ganhou destaque quando venceu o título de nacional de estrada alemão em 2004, quando tinha apenas 19 anos. Após vencer a Milan-San Remo 2013 ele teve apenas outras quatro vitórias. Em 2016 ele correu pela equipe alemã, pró continental, Stölting Service Group e no final do ano, apesar da pouca idade, retirou-se do pelotão profissional.

Milan-San Remo 2013. Gerald Ciolek (centro) celebrando a vitória com Peter Sagan e Fabian Cancellara. Foto: Offside / L’Equipe.

Edição 2016

Em 2016 um grupo grande veio para a decisão do sprint final que foi vencido pelo francês Arnaud Démare (FDJ). A chegada foi tumultuada com um tombo do colombiano Gavíria quando os ciclistas estavam iniciando o sprint. Os maiores prejudicados foram exatamente os dois principais favoritos da prova: Sagan e Cancellara que por pouco não caíram também.

Outra polêmica da edição 2016 foi a controversa presença do francês, vencedor da prova, no sprint final. Segundo alguns ciclistas, ele se envolveu em um acidente antes da Cipressa e para conseguir alcançar o pelotão novamente teve ajuda do veículo da equipe que subiu a toda velocidade para recoloca-lo no pelotão. Segundo Matteo Tosatto, na época ciclista da Tinkoff, não dava pra saber se ele estava agarrado ao carro ou usando a já famosa empurrada da garrafinha, porém, nesse caso, uma empurrada que durou a subida toda.

Démare durante a chegada da edição 2016.

Apesar de toda polêmica nada foi provado e Démare é oficialmente o vencedor da edição 2016.

Leia também o artigo do Pedro #nafuga sobre a prova de amanhã: https://nafuga.com/2017/03/17/la-classicissima/

Veja na TV

A primeira clássica monumento do ano terá transmissão da ESPN através do Watch ESPN a partir das 10h30.

Mas também teremos vários links no youtube transmitindo a prova. Assim que tivermos será disponibilizado em nosso canal do facebook.

https://www.facebook.com/digitalcycling/

Resultados da Milan-San Remo 2016:

Vídeo da edição 2016 da prova:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*