Polêmica: Aru ataca Froome com problemas mecânicos

A maior polêmica da nona etapa do Tour de France 2017 foi com relação ao ataque do campeão italiano, Fabio Aru, quando o líder da prova, Chris Froome, ergueu o braço solicitando ajuda mecânica no início da última escalada do dia, o Col du Chat.

O grupo, liderado pela Sky, estava começando a escalada quando o atual camisa amarela, líder da prova, ergueu o braço e solicitou ajuda. A principio cogitaram ser um pneu furado, mas Froome disse, no final da etapa, que o problema foi na transmissão e ele foi obrigado a mudar de bicicleta.

Veja também:

Tour das Fraturas: Porte quebra bacia, Thomas clavícula e Gesink uma vértebra

Tour de France: Urán, mesmo com câmbio quebrado, vence

Adriano Malori anuncia sua retirada do ciclismo profissional

A polêmica se deu porque há no ciclismo uma regra não oficial de fair play que diz que não se ataca o líder com problemas mecânicos. Mas as opiniões sobre o tema se divergem, alguns concordam já outros acreditam que alguns problemas são causados por mau uso do equipamento e que outros não podem ser responsabilizados por isso.

Outro fator complicador do uso da regra é conseguir definir quando é “legal” o uso do fair play e quando não é.

Tivemos no Giro da Itália três ocasiões onde a discussão sobre o tema veio à tona: A primeira quando vários ciclistas, incluindo os capitães do Team Sky, atingiram uma moto parada na beira da estrada, depois quando Tom Dumoulin, que era o atual líder do Giro, parou para ir ao banheiro e, por último, quando Nairo Quintana caiu em uma curva na décima quinta etapa.

Esses foram só três exemplos dos inúmeros que já tivemos no ciclismo sobre o uso ou não do fair play e sempre a discussão é grande.

Ontem Aru atacou, mas disse que não percebeu o problema mecânico com Froome.

“Eu não sabia que Froome teve problemas mecânicos. Quando fiquei sabendo eu parei “, disse Aru à televisão italiana.

Estranhamente ele estava logo atrás de Froome e, pelas imagens, percebe-se que, assim que Froome ergue o braço, ele ataca.

Veja o que Yates e Lemond disseram sobre a atitude de Aru:

“Não gosto do que ele fez, mas é uma corrida e ele pode fazer o que quiser “, disse Simon Yates (Orica-Scott) à Cycling News.

“Eu acho que ele estava se preparando para atacar! Aí ele ergue o braço você precisa parar? Você está a 5 km do topo da subida, não dá pra parar!”, disse o americano, 3 vezes campeão do Tour de France, Greg LeMond, à Reuters.

Após o ataque Froome acabou trombando com Aru, após ter voltado ao grupo, ambos negaram que houve relação com o acontecido.

Veja:

Se teve ou não, não saberemos, mas os próximos dias dirão se Fabio Aru atacará o líder em outras situações que não a da etapa de ontem.

Saiba tudo sobre o Tour de France 2017 aqui.