Dicas de preparação mental para o ciclismo de estrada e MTB

Chris Froome é um dos mestres da preparação mental!

De acordo com o psicólogo esportivo Dr. Lee Crust, a preparação mental consiste em quatro componentes principais: autoconfiança, comprometimento, desafio e controle.

1 Autoconfiança
“Algumas pessoas ficam muito nervosas antes de um grande evento”, diz Crust. Uma técnica de relaxamento bastante comum é o relaxamento muscular progressivo, combinado com a respiração profunda.

Dica: Sente-se confortavelmente com os olhos fechados e sequencialmente tensos (ou seja, fechados mas com movimentos das pálpebras), em seguida, relaxe todos os músculos que vão da cabeça aos dedos dos pés. Tensione cada grupo por 10 segundos e relaxe por 25 antes de passar para o próximo conjunto. Inspire profundamente enquanto você tensiona e expira lentamente, entrando e saindo novamente na fase de relaxamento. É primordial esvaziar os pensamentos, pensar apenas na respiração, lenta e profunda!

2 Comprometimento
“Uma das melhores maneiras de combater a apatia ou continuar quando o tédio se instala em um longo treino é fortalecer seu comprometimento com a definição de metas.”

Dica: As metas de desempenho precisam ser específicas, mensuráveis, desafiadoras, mas factíveis! Além disso, precisam ser baseadas num tempo adequado e escritas. Elas precisam ser tanto de curto como de longo prazo. Isso irá ajudar a enxergar o todo com maior facilidade, e também a manter o foco em momentos difíceis!

Mathieu van der Poel é um dos melhores ciclistas do mundo. Versátil, ele anda bem no MTB, na estrada e no ciclocross, resultados que apenas são possíveis devido ao acompanhamento de um técnico em preparação psicológica que o atleta possui.

3 Desafio
“Repetir imagens positivas e experiências em sua mente antes de uma prova, ou uma descida temida, é uma ferramenta útil.”

Dica: Re-imaginar e repetir o sprint perfeito ou a sequência de curvas ajudará a aumentar a confiança, bloquear pensamentos negativos e até mesmo aumentar os controles motores do seu corpo quando realizar a tarefa de verdade. Nosso corpo gosta de fazer coisas com confiança e ao visualizar isso previamente, na hora certa isso será mais fácil de ser feito, a mente está apta a realizar os movimentos, mesmo os mais difíceis!

4 O controle
“Você precisa de um MANTRA! Aquela conversa interior que é um sinal ou frase que um atleta repete para controlar seus pensamentos ou ações. Pode ser uma reza ou oração (se você for religioso), isso ajuda muito!”

Dica: use conversa interna pode aumentar a motivação, com frases como “Mantenha a força, ou mantenha a calma!”

Essa última dica também vale para o foco em um determinado aspecto da pedalada. Uma sugestão para manter o foco seria pensar em um elemento específico, como tentar manter uma “pedalada redonda” para melhorar a técnica de pedalada e desviar o foco para uma coisa útil em um momento crítico de uma prova.