Il Lombardia: os 10 favoritos para o último monumento da temporada

Neste sábado acontece o último monumento da temporada, A Il Lombardia, na Itália, antes chamada de Giro di Lombardia. A prova está no mesmo nível de importância de clássicas como a Paris-Roubaix, Tour de Flanders, Liège-Bastgone-Liège e Milan-San Remo.

O pelotão será composto pelas maiores equipes do mundo e a briga será muito acirrada. Estarão em jogo, não apenas o título desta importante prova, mas o ranking mundial individual e por equipes.

Image result for favorites to "IL lombardia"
O pódio de 2018: Nibali (2), Pinot (1) e Teuns (3).

Saiba tudo sobre o Giro di Lombardia aqui: Giro di Lombardia: a clássica dos escaladores

Confira quais são as apostas para esta grande clássica:

1 – Alejandro Valverde

Image result for alejandro valverde
Valverde trocou as cores de campeão mundial pelas de campeão espanhol em sua camisa. Ele vem forte e focado para a disputa.

Valverde vem de uma temporada “não usual”, começou a temporada com três vice-campeonatos em voltas que ele costumava vencer: UAE Tour, Vuelta a Murcia e Vuelta a La Comunitat Valenciana. Mais tarde Valverde teve uma de suas campanhas mais fracas em clássicas desde o início de sua carreira, sendo os melhores resultados um sétimo lugar na Milan San Remo e um décimo-primeiro lugar na Fleche Wallonie.

Todavia, no segundo semestre Valverde parece ter recuperado o fôlego, aos 39 anos, vencendo a volta Route d’Occitaine na França, depois venceu o campeonato espanhol, foi sétimo no Tour de France e vice-campeão na Vuelta a España, onde também venceu uma etapa!

Após abandonar o mundial em Yorkshire devido ao frio, Valverde se concentrou na recuperação para as últimas clássicas da temporada. Antes de tirar as merecidas férias, Valverde foi quinto no Giro di Emilia e segundo no GP Beghelli. Vencer na Lombardia seria fechar o ano com chave de ouro para o ciclista natural da região da Múrcia, na Espanha.

Essa semana Valverde participará das clássicas italianas montanhosas: dia 8/10 na Tre Valle Varesini e 9/10 na Milan Turim. A Il Lombardia tem um sabor especial para Valverde encerrar sua temporada, ele foi quarto em 2015 e segundo em 2013 e 2014. Quem sabe, se desta vez, a vitória não venha?

2 – Primoz Roglic (Jumbo-Visma)

Image result for primoz roglic

Depois de vencer o Giro dell’Emilia com um ataque fortíssimo, digno de quebra de recorde na subida final, o esloveno Primoz Roglic vem mais forte do que nunca para a Lombardia.

Veja aqui como foi o Giro dell’Emilia:

Primoz Roglič vence o 102° Giro Dell’Emilia!

Saiba como foi a temporada arrematadora de Roglic em nossa matéria:

Primoz Roglic é o novo número um do ranking mundial

3 – Jakob Fuglsang (Astana)

Image result for Jakob Fuglsang

Fuglsang gosta de uma prova dura. Esse ano ele já escreveu seu nome em um monumento do ciclismo, quando venceu a duríssima Liege-Bastogne-Liege, escapado! Dessa vez, na Lombardia a Astana levará o que tem de melhor para tentar outra vitória de Fuglsang que vem de uma excelente temporada.

O dinamarquês que veio do MTB já venceu esse ano uma etapa na Vuelta a España, enquanto trabalhava para o colombiano Miguel Angel Lopez, venceu o Critérium du Dauphiné (inclusive eu estive lá e posso dizer: o cara está um monstro!).

A decepção no Tour de France, encerrado abruptamente em decorrência de uma queda, não tirou a motivação de Fuglsang para tentar grandes feitos na temporada. A briga será surreal!

4 – Egan Bernal (Ineos)

Image result for Egan Bernal

O único latino-americano campeão do Tour de France na história quer vencer a Il Lombardia. Egan Bernal parece ter um talento interminável e alinhará neste sábado com uma forte equipe Ineos inteiramente voltada para auxiliá-lo.

O retrospecto da temporada de Bernal não mente, ele está no auge da carreira com apenas 22 anos de idade! Ele não participará das duas clássicas que antecedem a Il Lombardia para chegar mais descansado à prova, isso pode beneficiá-lo nas duras seis horas de duração da competição.

5 – Philippe Gilbert (Deceuninck – Quick Step)

Image result for Philippe Gilbert

Depois da decepção no mundial de Yorkshire, no qual um tombo a mais de 100 km para a chegada o tirou da prova, Philippe Gilbert vem mais forte do que nunca para a Il Lombardia. Ele já venceu a prova em duas ocasiões: 2009 e 2010, e foram vitórias com ataques avassaladores. Gilbert sabe correr bem essa clássica e tem tudo para vencer novamente.

6 – Julian Alaphilippe (Deceuninck – Quick Step)

Image result for Julian Alaphilippe

O jovem francês que vem fazendo estrago nas clássicas, deve deixar sua marca na prova. Alaphilipe é um dos ciclistas mais completos do pelotão e já mostra que não vem para brincadeira. Após vários bons resultados na temporada, como a vitória geral no Tour da Califórnia, o bi na Fleche-Wallonie, segundo no campeonato Europeu (atrás de Sagan) e o quarto lugar nos Jogos Olímpicos, Alaphilipe disse que não quer mais ficar no quase, quer surpreender!

Veja como foram os Jogos Olímpicos do Rio.

7 – Adam Yates (Mitchelton-Scott)

Image result for adam yates

Adam Yates vem animado de uma vitória no Tour da Croácia e promete dar muito trabalho na Il Lombardia. Yates terá um grande time para auxiliá-lo e tem um percurso que se encaixe em suas características.

A Mitchelton-Scott estará montada com os seguintes atletas: Tsgabu Grmay, Esteban Chaves, Jack Haig, Damien Howson, Mikel Nieve, Nick Schultz e Adam Yates. A briga promete!

8 – Gianni Moscon (Ineos)

Image result for gianni moscon

Depois de ter uma temporada tímida, o que mais tarde foi diagnosticado overtraining no ciclista italiano, Gianni Moscon vem com força total para a Lombardia. O motivo de tanta vontade de Moscon é a sua grande performance no mundial de estrada, no qual ele esteve entre os ponteiros durante toda a prova e sabemos que a Lombardia pode ser a cereja do bolo no pico de preparo do atleta da Ineos.

9 – Michael Woods (EF-Cannondale)

Image result for michael woods

O vice-campeão no Giro dell’Emilia, o canadense Michael Woods, está no auge de sua temporada e promete brigar com os melhores do mundo para escrever seu nome neste monumento. Woods terá ao seu lado o forte gregário Tanel Kangert e uma grande equipe para auxiliá-lo, ele vem mais forte do que nunca para a Lombardia!

Veja aqui como foi o Giro dell’Emilia:

Primoz Roglič vence o 102° Giro Dell’Emilia!

10 – Johan Esteban Chaves (Mitchelton-Scott)

Image result for esteban chaves

Deixamos para o final nossa grande aposta, Chaves tem em suas mãos a chance de trazer mais um monumento para a América do Sul, e ele possui todas as características necessárias para vencer a prova: sobe muito, aguenta a quilometragem e tem ótima tática. Todos são quesitos essenciais para vencer a prova.

Confira a vitória de Chaves no Giro dell´Emilia.