Tour de France: comentários dos atletas e jornalistas sobre o primeiro dia de batalha!

Foram meses de espera e hoje, finalmente o Tour de France teve a sua primeira etapa, com largada e chegada na famosa praia de Promenade des Anglais em Nice,  a qual é conhecida como a Copacabana francesa.

Veja aqui a nossa prévia da prova: 

Tour de France 2020: Análise das etapas e favoritos

Tour 2020: Jumbo vs Ineos,o embate final?

Quem são os principais colombianos no Tour de France

A fuga do dia teve três ciclistas que se aventuraram: Michael Schar (CCC Team), Cyril Gautier (B&B Hotels-Vital Concept) e Fabien Grellier (Total-Direct Energie).

O início da etapa começava com uma escalada bem acentuada, o que fez com que as equipes acordassem os atletas cedo para aquecerem no rolo. Apesar de tudo, o final no decidido no sprint. Mas muita coisa aconteceu entre a largada e a chegada.

Thibaut Pinot caiu no final da etapa. Amanhã saberemos a gravidade dos ferimentos do atleta quando começarem as montanhas (Getty).

Sivakov (Ineos): aos tombos e brigas com a chefia

Foram duas quedas e problemas mecânicos para a nova sensação da Ineos, o russo Pavel Sivakov. Entretanto, ao invés da equipe Ineos ajudar o russo retornar ao pelotão, deixou-o literalmente “jogado às hienas”. O atleta perdia 4 minutos quando a Jumbo decidiu pedir para todos os ciclistas pararem de acelerar para evitar mais quedas.

Com isso, Sivakov conseguiu reconectar com o pelotão e chegou dentro do tempo do vencedor Alexander Kristoff (UAE).

Todavia, segundo o jornal L’Equipe, o fato de ter sido largado para trás pela equipe deu mostras de que o russo não possui prioridade alguma dentro da equipe.

Um festival de quedas e problemas mecânicos!

Lista de ciclistas que caíram hoje (lista aumentando conforme atualizações):

Nairo Quintana

Richie Porte

Caleb Ewan

Tibaut Pinot

George Bennett

Marc Soler

Miguel Angel Lopes

Pavel Sivakov

Andrey Amador

Pierre Latour

Julian Alaphilippe

(…..)

Alaphilippe trocou de bike “apenas” três vezes!!!

Os freios a disco deram outra mostra de que nem mesmo na chuva eles conseguem trazer segurança aos ciclistas. Uma boa parte dos tombos e queixas dos ciclistas veio com relação aos freios. É uma briga eterna…

Os freios de Alaphilippe não queriam trabalhar hoje! rsrs

Chegada caótica e nervosa

Em meio ao asfalto molhado e após os próprios ciclistas neutralizaram a etapa, a chegada plana junto à praia de Promenade des Anglais em Nice reservava enormes perigos aos atletas.

A chegada! (Getty)

Não é à toa que houve um tombo imediatamente na placa de 3 km para o final (para a benção de quem foi beneficiado e para o azar de quem caiu). Neste tombo se envolveram vários atletas da Sunweb e da Movistar, mas ainda não se sabe qual o motivo do “empilhamento”.

Nairo Quintana foi bem escoltado por seus companheiros, mas ainda assim acabou envolvido em uma queda (Getty).

O tombo prejudicou o principal adversário de Roglic e Bernal: Thibaut Pinot (FDJ), que chegou bastante bravo e com a roupa toda rasgada. Amanhã saberemos a gravidade dos ferimentos do atleta quando começarem as montanhas .

Olivier Naesen estava no lugar certo e na hora certa para a chegada, mas seu pé escapou do pedal na hora H!

Segundo o ciclista da Sunweb, o belga Tiesj Benoot, a etapa se mostrava bastante segura antes da chuva. Mas no decorrer do dia foram tantas quedas e problemas mecânicos que não havia outra saída a não ser neutralizar a etapa:

“Foi uma decisão consensual do pelotão, quando você atletas como kwiato e Alaphilippe caindo, percebe que todos podem cair”, disse Benoot à TV belga (na qual eu estava assistindo).