Top 5 – Kits diferentões no ciclismo

O novo uniforme da Education First para o Giro foi anunciado e já causou discussões entre aqueles que ficaram horrorizados e outros que dizem ter gostado. Seguindo a controvérsia, fizemos um top 5 para relembrar outros uniformes que marcaram época sendo totalmente diferentes do padrão. Este top 5 é um pouco diferente, não necessariamente seguirá uma lógica de melhor ou pior, apenas cita alguns kits ou camisas que se destacaram na história do pelotão profissional.

1 – MAPEI PRO CYCLING TEAM

A MAPEI foi uma das mais vitoriosas equipes da história. Dominou, por anos, o ranking de equipes da UCI e marcou uma geração. Além do desempenho nas corridas, o uniforme da MAPEI sempre foi chamativo e é reconhecido mesmo por quem não acompanhava ciclismo à época. A equipe oficialmente encerrou em 2002, mas podemos dizer que a Deceuninck Quickstep carrega muito do DNA da MAPEI e de boa parte daqueles que faziam parte da equipe à epoca.

Um esquadrão tão respeitável quanto colorido

Até hoje é possível ver alguns ciclistas “mais experientes” usando o uniforme em grupos de pedal.

Uma profusão de cores e formas geométricas difícil de ser repetida no pelotão

2 – Castorama

Um uniforme que simulava um macacão (ou jardineira, dependendo da região).

A Castorama foi uma equipe francesa que correu de 1990 a 1995. Teve grandes nomes como Laurent Fignon, Bjarne Riis e Laurent Brochard, mas o que ficou mesmo na memória do povo foi a questionável escolha de design..

O penteado do Brochard compõe bem o visual final dos anos 80/início dos 90

3 – Tinkoff La Datcha

Um kit mais recente, usado para treino na temporada 2016 da Tinkoff. Amado por muitos, detestado por outros

Oleg Tinkov é um bilionário excêntrico. Nada mais natural que isso se refletisse no uniforme da equipe de ciclismo patrocinada por ele. Além da versão “marca-texto” usada em competições, essa versão zebra com detalhes fluorescentes foi usada para treino e muito comprada por ciclistas amadores. Até hoje é vendida e é bem possível de ser avistada em meio a rodovias e trilhas de Mountain Bike.

Tão distinto quanto é possível ser.

4 – Kelme

A Kelme foi uma equipe espanhola que durou bastante tempo no pelotão profissional e teve grandes nomes como Santiago Botero, Óscar Sevilla, Roberto Heras e Alejandro Valverde. Teve pódios em grandes voltas e até conquistou duas Vueltas. Mas também teve um uniforme totalmente estranho às tendências do ciclismo

Um uniforme digno de um time desconhecido da Libertadores da América. Totalmente deslocado do mundo ciclístico

5 – Domina Vacanze/Acqua & Sapone

Em 2002, a equipe italiana correu assim (e venceu corridas) com Mario Cippolini envergando a camisa zebrada:

 

Impossível pensar em outro nome além de Cippolini para usar uma camisa dessas e ainda sair bem na foto

BÔNUS: Cippolini.

Mario Cippolini foi uma das personalidades mais excêntricas do seu tempo, além de ser um fortíssimo ciclista. E usou algumas roupas que se tornaram icônicas:

Mais que segunda pele: um macaquinho que simula a ausência total de pele

 

Também na época da Acqua & Sapone, um kit e uma bike totalmente listrados como uma onça…
Essa jamais poderia ser em competição, mas também já aconteceu mais de uma vez: Super Mario simplesmente decide sair para pedalar pelado, à exceção de luvas, meias e capacete..

Uniformes esquisitos não são novidade no ciclismo de estrada e aqui contém apenas alguns poucos exemplos. Lembra de algum outro que ficou fora da lista? Gosta de algum que foi citado aqui, mesmo sendo diferentão? Conta pra gente! Pode postar no twitter ou Instagram e marcar @cyclingdigital !