Bomba:2021 terá 1° Mundial de MTB Short Track

O Mundial de Mountain Bike em Leogang acabou há poucos dias, porém as atenções já se voltam para a edição 2021: o Mundial a ser realizado em Val di Sole, Itália, será o primeiro da história a possuir a modalidade XCC/Short Track, segundo informações de veículos da mídia italiana. 

Mathieu Van Der Poel venceu seguido de Avancini em Les Gets, França. Briga que se repetiu em várias ocasiões.

O formato, introduzido em 2018 na Copa do Mundo de MTB, e repetido em 2019 e 2020, foi dominado por Mathieu Van der Poel e Henrique Avancini. O octa-campeão mundial de XCO, Nino Schurter, nunca venceu na modalidade e a possibilidade de conquistar mais uma camisa arco-íris certamente motivaria o suíço.

Avancini e Schurter na disputa do Short Track. A experiência do suíço sofreu com a força bruta do brasileiro neste tipo de prova.

A modalidade também garante ao menos uma esperança de medalha para o Brasil, já que Avancini é o segundo maior vencedor do formato com 3 vitórias ( 2 em Andorra–2018 e 2019– e 1 em Nove Mestō 2020).

A primeira vitória de Henrique Avancini na elite, à frente do fenômeno Van der Poel e do já lendário Schurter

A prova do Cross Country Short Track (XCC) é disputada em um circuito de 1 a 1,5 quilômetro de extensão. Em média, cada disputa tem de seis a oito voltas e duração sempre com menos de meia hora. Os ciclistas largam juntos, e cada linha de largada tem oito pilotos. Na Copa do Mundo são usados partes do traçado de XCO (formato olímpico) para montar as pistas de XCC.

Em Nove Mestō, Avancini venceu pela 3ª vez no XCC além de conseguir a primeira vitória no XCO e o topo do Ranking da UCI.