Era uma vez um mundo sem carros

Chegou ao fim a edição 2023 da Eurobike, com um grande foco nas bicicletas urbanas. É um fato que a mobilidade urbana está ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional. Hoje, convivemos com bicicletas, patinetes e outras formas de transporte “limpo”. Essa realidade é cada vez mais evidente nas grandes cidades e centros urbanos, que estão trabalhando e incentivando o uso de meios de transporte sustentáveis.

Essa é justamente a grande aposta da Eurobike 2023, com marcas de todo o mundo buscando e oferecendo as melhores soluções para esse público. Na Europa, isso já é uma realidade, e aos poucos estamos vendo essa tendência se tornar ainda mais presente no Brasil.

É importante lembrar que a mobilidade não se resume apenas a bicicletas elétricas e patinetes. Para abordar esse tema, é necessário incluir prefeituras, estados e o governo como um todo, pois desempenham um papel crucial no sucesso e implementação adequada de soluções para cada realidade.

E como isso poderia acontecer? Imagine você utilizando o seu carro para ir ao trabalho todos os dias. Agora, vamos quantificar esse deslocamento: imposto de rodagem, IPVA, seguro e outros impostos que são revertidos na manutenção das vias em que você trafega com seu carro, além dos custos básicos de manutenção do veículo. Todos esses custos existem porque são permitidos por lei.

Agora, imagine o seguinte: o governo aumenta os impostos de rodagem dos carros, amplia a extensão de ciclovias na sua cidade e sua empresa passa a pagar uma quantia em dinheiro por cada quilômetro pedalado da casa para o trabalho, tudo isso porque o governo permite. Considerando esses dois cenários, não parece que a bicicleta poderia ser, pelo menos, considerada como uma opção viável para ir ao trabalho?

Ficou claro no evento o quanto o mercado continua investindo em formas de transporte menos prejudiciais ao meio ambiente. Isso faz com que a bicicleta seja um aliado fundamental no combate à poluição causada pelos veículos movidos a combustão. No evento, pudemos observar desde as típicas bicicletas compartilhadas em grandes cidades até bicicletas elétricas capazes de puxar um trailer.

Mesmo que o Brasil não seja o foco desse evento, podemos obter excelentes ideias de marcas e empresas que podem trazer soluções para problemas que enfrentamos em nosso dia a dia, como sistemas anti-roubo que se tornam cada vez mais avançados e acessíveis em termos de custo.

O caminho ainda é longo, mas ao ver tantas marcas e setores apoiando o avanço da bicicleta como uma alternativa aos altos custos dos veículos movidos a combustão, podemos afirmar que o mercado continuará crescendo. Esse processo está em sintonia com a demanda de cada localidade.

Esperamos fazer parte dessa mudança e testemunhar sua realização no Brasil, mesmo que de forma lenta, mas sempre progressiva. Podemos nos espelhar em cidades onde a mobilidade sustentável já é uma realidade.

Sobre Eric Vinicius 4 Artigos
Pedalando pela Europa provando o melhor das estradas, gravel e da culinária local!