TOP 10 – Razões para Assistir o Tour de France!

Têm algo mais representativo que fechar uma das avenidas mais famosas do mundo? É isso que acontece na Champs-Elysees na última etapa do Tour!

O Tour de France está chegando, estamos a apenas 4 dias do seu início, por isso viemos trazer 10 razões para você, que não tem como hábito acompanhar as provas de ciclismo, não desgrudar da telinha dos dias 1 a 23 de julho!

Mesmo que você seja um entusiasta da bicicleta e não tenha o costume de acompanhar o calendário do ciclismo mundial, sabe o que é o Tour de France.

Seja ouvindo algum amigo da bike falar, seja pela série da Netflix, ou até porquê você já ouviu falar sobre Lance Armstrong.

10 – As diversas Classificações

Obter a vitória de Campeão da Classificação Geral (a famosa Camisa Amarela) é com certeza o maior prestígio da prova, mas, ela ainda conta com outras classificações.

O Tour tem 21 etapas, portanto são 21 chances de vencer, valorizando os mais diversos talentos e habilidades do ciclista. Além de termos classificações baseadas em Pontos, como a Camisa Verde que dá muitos pontos na linha de chegada e mais alguns em pontos específicos do percurso (metas volantes) e a Camisa de Bolinhas Vermelhas que distribui pontos no alto das montanhas.

Vestir uma das camisas no Tour de France traz um enorme prestígio ao atleta. Vencer elas ao fim da competição, pode ser considerada uma glória única na vida de cada um!
Photo by Icon Sport

Além da disputa pela Combatividade, ou seja, o atleta que mais atacou na etapa e ao longo do Tour. E a classificação de Melhor Equipe.

9 – Paisagens

Sim, a França é linda, sabemos. E nada melhor que ver um bloco de 180 ciclistas passando pelas mais belas paisagens do país como Louvre, Riviéra, Alpes e Pirineus, Torre Eiffel e outros.

É um ótimo “França vista de Cima”, com uma disputa de bicicletas no meio do programa.

Tradicionalmente a última etapa do Tour é em Paris, nos proporcionando belas imagens, como o pelotão passando pelo Louvre! Acho que até a Monalisa parou pra assistir

8 – Equipamentos

Você é um daqueles super ligado nas novas tecnologias do ciclismo?

O Tour, devido a alta exposição gerada, é um dos momentos preferidos das marcas para lançar protótipos, novos equipamentos e novas tecnologias.

Então, as equipes e ciclistas vêm usando o que há de melhor!

Uma das bicicletas que você irá ver no Tour, é essa nave da BMC para o time AG2R La Mondiale!

7 – Evento Esportivo Mais Assistido no Mundo!!!

Isso mesmo, não teve pra Copa do Mundo, Super Bowl, Champions League ou Jogos Olímpicos.O evento esportivo mais assistido no mundo É o Tour, que chega a cerca de 3,5 bilhões espectadores em uma única edição.

Esse ano o Tour terá transmissão para 190 países do globo, dos 195 existentes!

Prepare seus snacks e corra pra frente da televisão!

6 – Você pode Acompanhar como uma Série ou Novela.

Sim, já que temos 21 episódios, a trama principal e diversas tramas secundárias, você pode abordar a corrida como uma Série ou uma Novela.

Tem episódios que veremos a briga do Vilão x Mocinho, têm aqueles que vemos mais as brigas secundárias e também têm aqueles episódios que não dão muita emoção, mas no fim sempre pega fogo.

Já aguardo ansiosamente a estreia dessa trama!

5 – É a Maior Corrida de Bicicletas do Mundo

Você pode até ter seus gostos pessoais (aqueles que acompanham mais o cenário) e preferir ver uma clássica, o mundial ou outro Grand Tour.

Mas o Tour é o ÁPICE da temporada, é onde rolam as maiores audiências, a mídia se concentra, os atletas estão na melhor forma da Temporada.

O Tour é centenário, grandioso, tradicional, mítico, movimenta a França e o Mundo!

Têm algo mais representativo que fechar uma das avenidas mais famosas do mundo? É isso que acontece na Champs-Elysees na última etapa do Tour!

4 – Os Melhores Ciclistas 

Como existem muitas provas ao longo da temporada, há uma divisão dos ciclistas no calendário, com provas que mais se adequem as suas características ou sua preparação.

Mas o Tour consegue reunir o melhor de todos os mundos. Teremos os dois melhores atletas de classificação geral, Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard, numa rivalidade incrível.

van Aert (verde), Jonas Vingegaard (Amarelo) e Tadej Pogacar (branco) disputando nas épicas montanhas da França!

Teremos os melhores sprinters: Jakobsen, Philipsen, Groenewegen, Laporte, Caleb Ewan e até mesmo Mark Cavendish tentando o recorde de 35 vitórias em etapas.

Alguns dos últimos campeões mundiais como Sagan, Alaphilippe e Mads Pedersen. Caras de classicas como van der Poel, Aert, Girmay e Bettiol.

Enfim, o melhor dos mundos!

3 – Público Alucinado!

Pela TV é possível ter uma noção de quanto o público do Tour é completamente MALUCO!

Isso mesmo e nem é exagero, por onde o pelotão passa vemos pessoas paradas nas estradas para acompanhar. E das mais diversas formas.

As cidades costumam criar mosaicos enormes, têm pessoas que alugam andaimes motorizados/elétricos para ver a prova de cima.

Mas o melhor é quando a prova chega nas montanhas, vemos a multidão aglomerada, muita gente com fantasias, indo ao delírio com os ciclistas, correndo atrás e fazendo a maior festa!

2 – Esporte Individual ou Coletivo?

Sim, o ciclismo é uma estranha mescla dos dois e no Tour de France isso fica bem claro.

Nenhum atleta é capaz de vencer sequer uma etapa sozinho, mas quando ele vence, ele vence sozinho (?!)

Sim, é confuso. Uma equipe é composta por 8 membros, cada um com uma função específica, quanto melhor você for (ou a etapa do dia se adequar a você) mais o seu time irá te ajudar. E da mesma forma que existem os que ganham, existem os que ajudam ele a ganhar, que chamamos de Domestiques (ou Gregários)

Em 2022, o time Jumbo-Visma conseguiu a camisa Amarela, a Verde e 6 vitórias de etapa!

1 – Estratégias

Cada equipe se prepara com o que tem de melhor para o Tour, mas nem todas vão com o mesmo objetivo. Existem as que querem ganhar a Amarela, existem as que vão brigar pelas outras classificações, também temos aquelas que querem vencer uma etapa e ainda as que querem apenas aparecer pro mundo.

E todas essas estarão no mesmo bloco, conflitando seus interesses e dando o seu melhor.

Com base no funcionamento de cada time, as estratégias são traçadas por meio desses objetivos. Isso acaba virando um ‘Jogos de Guerra’, onde além de ser o mais forte, você precisa ter as melhores estratégias!

o time Ineos-Grenadiers levou a classificação de melhor equipe!