O Tour de France está chegando, estamos a apenas 4 dias do seu início, por isso viemos trazer 10 razões para você, que não tem como hábito acompanhar as provas de ciclismo, não desgrudar da telinha dos dias 1 a 23 de julho!
Mesmo que você seja um entusiasta da bicicleta e não tenha o costume de acompanhar o calendário do ciclismo mundial, sabe o que é o Tour de France.
Seja ouvindo algum amigo da bike falar, seja pela série da Netflix, ou até porquê você já ouviu falar sobre Lance Armstrong.
10 – As diversas Classificações
Obter a vitória de Campeão da Classificação Geral (a famosa Camisa Amarela) é com certeza o maior prestígio da prova, mas, ela ainda conta com outras classificações.
O Tour tem 21 etapas, portanto são 21 chances de vencer, valorizando os mais diversos talentos e habilidades do ciclista. Além de termos classificações baseadas em Pontos, como a Camisa Verde que dá muitos pontos na linha de chegada e mais alguns em pontos específicos do percurso (metas volantes) e a Camisa de Bolinhas Vermelhas que distribui pontos no alto das montanhas.
Além da disputa pela Combatividade, ou seja, o atleta que mais atacou na etapa e ao longo do Tour. E a classificação de Melhor Equipe.
9 – Paisagens
Sim, a França é linda, sabemos. E nada melhor que ver um bloco de 180 ciclistas passando pelas mais belas paisagens do país como Louvre, Riviéra, Alpes e Pirineus, Torre Eiffel e outros.
É um ótimo “França vista de Cima”, com uma disputa de bicicletas no meio do programa.
8 – Equipamentos
Você é um daqueles super ligado nas novas tecnologias do ciclismo?
O Tour, devido a alta exposição gerada, é um dos momentos preferidos das marcas para lançar protótipos, novos equipamentos e novas tecnologias.
Então, as equipes e ciclistas vêm usando o que há de melhor!
7 – Evento Esportivo Mais Assistido no Mundo!!!
Isso mesmo, não teve pra Copa do Mundo, Super Bowl, Champions League ou Jogos Olímpicos.O evento esportivo mais assistido no mundo É o Tour, que chega a cerca de 3,5 bilhões espectadores em uma única edição.
Esse ano o Tour terá transmissão para 190 países do globo, dos 195 existentes!
6 – Você pode Acompanhar como uma Série ou Novela.
Sim, já que temos 21 episódios, a trama principal e diversas tramas secundárias, você pode abordar a corrida como uma Série ou uma Novela.
Tem episódios que veremos a briga do Vilão x Mocinho, têm aqueles que vemos mais as brigas secundárias e também têm aqueles episódios que não dão muita emoção, mas no fim sempre pega fogo.
5 – É a Maior Corrida de Bicicletas do Mundo
Você pode até ter seus gostos pessoais (aqueles que acompanham mais o cenário) e preferir ver uma clássica, o mundial ou outro Grand Tour.
Mas o Tour é o ÁPICE da temporada, é onde rolam as maiores audiências, a mídia se concentra, os atletas estão na melhor forma da Temporada.
O Tour é centenário, grandioso, tradicional, mítico, movimenta a França e o Mundo!
4 – Os Melhores Ciclistas
Como existem muitas provas ao longo da temporada, há uma divisão dos ciclistas no calendário, com provas que mais se adequem as suas características ou sua preparação.
Mas o Tour consegue reunir o melhor de todos os mundos. Teremos os dois melhores atletas de classificação geral, Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard, numa rivalidade incrível.
Teremos os melhores sprinters: Jakobsen, Philipsen, Groenewegen, Laporte, Caleb Ewan e até mesmo Mark Cavendish tentando o recorde de 35 vitórias em etapas.
Alguns dos últimos campeões mundiais como Sagan, Alaphilippe e Mads Pedersen. Caras de classicas como van der Poel, Aert, Girmay e Bettiol.
Enfim, o melhor dos mundos!
3 – Público Alucinado!
Pela TV é possível ter uma noção de quanto o público do Tour é completamente MALUCO!
Isso mesmo e nem é exagero, por onde o pelotão passa vemos pessoas paradas nas estradas para acompanhar. E das mais diversas formas.
As cidades costumam criar mosaicos enormes, têm pessoas que alugam andaimes motorizados/elétricos para ver a prova de cima.
Mas o melhor é quando a prova chega nas montanhas, vemos a multidão aglomerada, muita gente com fantasias, indo ao delírio com os ciclistas, correndo atrás e fazendo a maior festa!
2 – Esporte Individual ou Coletivo?
Sim, o ciclismo é uma estranha mescla dos dois e no Tour de France isso fica bem claro.
Nenhum atleta é capaz de vencer sequer uma etapa sozinho, mas quando ele vence, ele vence sozinho (?!)
Sim, é confuso. Uma equipe é composta por 8 membros, cada um com uma função específica, quanto melhor você for (ou a etapa do dia se adequar a você) mais o seu time irá te ajudar. E da mesma forma que existem os que ganham, existem os que ajudam ele a ganhar, que chamamos de Domestiques (ou Gregários)
1 – Estratégias
Cada equipe se prepara com o que tem de melhor para o Tour, mas nem todas vão com o mesmo objetivo. Existem as que querem ganhar a Amarela, existem as que vão brigar pelas outras classificações, também temos aquelas que querem vencer uma etapa e ainda as que querem apenas aparecer pro mundo.
E todas essas estarão no mesmo bloco, conflitando seus interesses e dando o seu melhor.
Com base no funcionamento de cada time, as estratégias são traçadas por meio desses objetivos. Isso acaba virando um ‘Jogos de Guerra’, onde além de ser o mais forte, você precisa ter as melhores estratégias!