Tour de France: Teuns vence em meio à destruição da primeira etapa de montanha

Saiba como!

Parecia um filme de suspensa essa primeira etapa de montanha do Tour de France. A competição ciclística mais dura do mundo fez jus à sua fama nesta sexta etapa que teve de tudo.

A vitória veio da fuga, com o belga Dylan Teuns (Bahrain-Merida) batendo o italiano e novo camisa amarela Giulio Ciccone (Trek-Segafredo). Em terceiro veio outro belga, Xandro Meurisse (Wanty-Goubert).

Os dois primeiros na etapa têm feito uma temporada belíssima. Ciccone foi campeão da camisa de montanha do Giro d’Itália e venceu uma etapa por lá. Teuns venceu a abertura do duríssimo Critérium du Dauphiné no mês passado, quando também pegou a camisa amarela de líder. Veja abaixo esses acontecimentos:

Criterium du Dauphiné: Teuns vence em meio ao caos!

Giro d’Itália: Ciccone brilha em etapa monstruosa, Roglic perdeu mais tempo

Tour da Polônia: Teuns vence segunda volta ciclística em menos de 15 dias

Julian Alaphilippe lutou muito, mas perdeu a camisa de líder do Tour! (Getty)

Atrás dos escapados, o pelotão seguia em ritmo furioso, inicialmente com a Movistar colocando um forte ritmo na perseguição na penúltima montanha do dia até a montanha final, quando assumiu a ponta o monstro Alejandro Valverde, estampando as cores de campeão mundial e, depois, na parte final do La Planche des Belles Filles, a Ineos acabou colocando Michal Kwiatkowski para acelerar o pelotão.

Movistar works to set up Mikel Landa on the final climb of stage 6 at the Tour de France
Movistar acelerando pelotão e preparando o ataque de Mikel Landa (Getty).

O ritmo colocado por Kwiato não intimidou Mikel Landa (Movistar), que lançou um forte ataque, abrindo subitamente 20 segundos e parecia que não seria mais alcançado. A FDJ, sentindo a necessidade de apertar mais o ritmo, colocou o jovem David Gaudu na ponta para auxiliar Thibaut Pinot. O caos tomou conta do pelotão!

O novo líder do Tour de France tem apenas 24 anos e chama-se Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) (Getty).

Prevendo que a camisa amarela estaria escorrendo por entre seus dedos, o francês Julian Alaphilippe atacou e foi na perseguição de Mikel Landa, passando o espanhol no processo e acelerando forte em direção ao cume da montanha.

Geraint Thomas ganed nine seconds on Egan Bernal at the finish of stage 6 of the Tour de France
Geraint Thomas ganhou nove segundos em cima de Egan Bernal ao final desta sexta etapa (Getty).

O final da etapa em gravel (estrada de terra) deu um charme a mais à etapa, de modo que, enquanto Teuns e Ciccone brigavam pela etapa, Landa, Alaphilippe, Thomas e cia, brigavam pela geral! No final, o atual campeão do Tour, Geraint Thomas, lançou uma aceleração fortíssima e foi passando um a um, deixando, inclusive, seu gregário Egan Bernal, tirando qualquer dúvidas sobre quem, afinal, é o líder do Team Ineos neste Tour.

Stage 6 at the Tour de France
Pelotão acelerando forte em meio às belas montanhas da França Geraint Thomas ganed nine seconds on Egan Bernal.

Deste modo, a primeira etapa de montanha mostrou quais são os ciclistas que vieram para brigar pelo título e sabemos agora, que são muitos ciclistas em um nível similar. A briga será por segundos daqui para frente e cada etapa será uma guerra, até Paris, no dia 28 de julho!

The breakaway in action during stage 6 at the Tour de France
A fuga do dia com: Dylan Teuns na ponta, e ainda composta por vários outros ciclistas, Benoît Cosnefroy (AG2R-La Mondiale), Serge Pauwels (CCC), Julien Bernard (Trek-Segafredo), Nikias Arndt (Sunweb), Natnael Berhane (Cofidis), Fabien Grellier (Total Direct Energie), Nils Politt (Katusha-Alpecin), Andrea Pasqualon (Wanty-Groupe Gobert) e André Greipel (Arkéa-Samsic) (Getty).

Dentre os grandes beneficiados pela etapa, ao mostrarem que estão em grande nível, temos Geraint, Thibaut Pinot, Julian Alaphilippe e Mikel Landa, que aguentou as acelerações no final, mesmo após ter sido neutralizado pelo pelotão perseguidor. Muitos criticaram Landa por seu ataque, mas o fato é que apenas tentanto é que se consegue. Além disso, ver um ciclistas se arriscar em meio a um pelotão de altíssimo nível como esse do Tour, engrandece ainda mais a atitude de Landa. Diferente de outros ciclistas que só ficaram na roda hoje, Landa mostrou que está para a briga!

Warren Barguil attacks near the end of stage 6 at the Tour de France
O campeão francês Warren Barguil foi o primeiro a atacar o pelotão da GC nesta etapa (Getty).

Dentre os grandes prejudicados por não desempenharem bem na etapa estão Romain Bardet e Steven Kruijkwijk. Bardet por ter sobrado e ter tido dificuldades até mesmo por terminar a etapa, e Kruijkwijk por ter perdido a maior parte do tempo que sua equipe ganhou na vitória do TTT.

Senhoras e senhoras, o Tour de France realmente começou! :p

Vídeos



Resultados