Jumbo-Visma surpresa com as ausências de Froome e Thomas

Ineos e Jumbo brigando pela ponta do pelotão

A decisão da Ineos em não levar a dupla Chris Froome e Geraint Thomas ao Tour de France surpreendeu grande parte dos amantes do ciclismo e também a direção técnica da principal adversária da equipe inglesa, a Jumbo-Visma.

O diretor esportivo Merijn Zeeman prevê que a estratégia dos britânicos mude: “Estávamos preparados para um adversário que também teria três líderes, mas agora o foco, provavelmente, será mais em Bernal”, disse ele a Cyclingnews.

Froome e Thomas.

“Primeiro, veremos como eles correrão”, diz Zeeman. “Depende muito dos papéis que Pavel Sivakov e Richard Carapaz. Eles vão apostar tudo em Bernal ou ainda terão vários líderes? Em breve veremos isso na corrida.”

Apesar das mudanças a Jumbo-Visma não acredita que a ausência da dupla, que venceu o Tour de 2017 e 2018,  irá deixar a equipe enfraquecida: “Normalmente esperávamos que eles começassem. Mas é difícil determinar isso à distância, porque você não sabe qual é o plano de preparação. Cada equipe faz isso de maneira diferente. Até por isso, não tiramos muitas conclusões do que aconteceu no Dauphiné, nunca se sabe o qual é o grande plano por trás de uma estratégia. Também é possível que eles já tenham um plano para o Tour. Isso será emocionante.”

Tour de France: Ineos confirma equipe sem Froome e Thomas

“Froome e Thomas são dois dos melhores ciclistas do mundo, mas é o Team Ineos e eles têm uma equipe muito ampla. Tão ampla que podem colocar, em substituição aos que saíram, o atual vencedor do Giro d’Italia, que de fato não iria ao Tour.” disse Zeeman fazendo referência a escalação do Equatoriano Richard Carapaz. “Eles ainda possuem uma equipe muito forte.”

Richard Carapaz disputará a liderança ou apenas papel de gregário para Bernal? São as dúvidas que só a estrada poderão responder.

“Os substitutos de Froome e Thomas são muito fortes. Mas foi uma surpresa para nós. Cada equipe faz planos para o inverno, mas, no final, a decisão é feita uma semana antes do Tour. Tudo pode acontecer durante a preparação. Eles escolheram uma equipe muito forte que disputará a camisa amarela”, prevê o diretor de esportes da equipe holandesa.

Zeeman não descarta alterações na equipe Jumbo-Visma que disputará o Tour. É provável que Steven Kruijswijk tenha uma lesão mais séria no ombro e que ele seja substituído pelo campeão norueguês, Amund Grøndahl Jansen.

Amund Grøndahl Jansen pode substituir Steven Kruijswijk dependendo da extensão de seus ferimentos decorrentes de sua queda no Critérium du Dalphine.